40ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CARROS DE BOI ATRAI MILHARES DE TURISTAS Á IBERTIOGA

A  40ª Edição do tradicional Festival de Carros de Boi de Ibertioga, levou milhares de pessoas ao Parque de Exposições da cidade, considerada como sendo a “capital nacional dos carros de boi”. Paralelamente ao evento, aconteceu a 28ª Exposição Agropecuária e o 44º Torneio Leiteiro , todos, com renda revestida em prol do Hospital Monumento às Mães de Ibertioga.

Além da programação artística, houve a eleição e desfile da rainha, broto e brotinho do Festival, feira de artesanato, torneio leiteiro, exposição agropecuária, leilão, desfiles de carros de boi, e almoço típico mineiro.

A memória do criador e  idealizador do Festival de Carros de Boi  e do  Hospital Monumento às Mães, Dr. José Francisco de Miranda Fontana, o Dr. Fontana como era carinhosamente chamado pelos ibertioganos, foi  lembrada através de um memorial contendo diversos pertences e acervo do Dr. Fontana, falecido no final de abril de 2017. Outras homenagens póstumas foram realizadas  em demonstração ao grande carinho, admiração e respeito que as pessoas tem pela memória do Doutor Fontana, que governou o município por dois mandatos.

Vertentes das Gerais conversou com diversas pessoas durante o último dia do Festival, e entre autoridades políticas, pecuaristas e populares, todos foram unânimes em citar o nome de Fontana como figura ímpar na contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Ibertioga, tamanho apreço e gratidão que a população sente pelos seu grandes feitos, sobre tudo, no amparo á saúde, motivo pela qual o inspirou a fundar a principal unidade de saúde da cidade, o Hospital Monumento às Mães de Ibertioga, que presta serviço de forma filantrópica se mantendo basicamente dos repasses da rede SUS e das ações realizadas no município pela população em prol do hospital.

O Prefeito de Ibertioga, José Francisco Rodrigues de Almeida (PTB), comentou sobre a realização do festival sem a presença do seu fundador: “O saudoso Doutor Fontana, deixou três grandes legados para o nosso povo: O Hospital Monumento às Mães, o Festival de Carros de Boi e o Parque de Exposições que leva o seu nome, onde hoje, estamos dando prosseguimento a esta belíssima festa de um importante trabalho desenvolvido por ele, como o objetivo principal de angariar recursos para manter o único hospital da cidade funcionando. E como eu já havia dito no princípio da festa; “ o luto vira luta’, para que possamos manter de pé todo o legado que  o Doutor Fontana deixou pra nós.  Tenho a certeza, de que a morte dele  foi uma grande perda para todos nós, ibertioganos”, concluiu.

O novo Provedor do Hospital  Monumento às Mães (HMM), José Magnus, destacou a importância em dar continuidade aos projetos iniciados por Fontana: “ A morte do “Doutor” deixou a gente muito triste e repercutiu de forma muito ampla e profundo na nossa população, principalmente pelo que ele representava para todos nós. E pensando neste grande carinho que ele tinha por Ibertioga, é que jamais podemos deixar de realizar este evento, e tão menos, de deixar de promover as ações necessárias para manter o hospital de pé e a serviço do nosso povo, esta era uma das preocupações do Doutor Fontana. Faremos sempre o nosso melhor para que tudo que ele construiu pra nós seja levado adiante. Na vida, temos que dar prosseguimentos aos projetos e não podemos deixar parar, ainda mais, sendo um legado de tamanha envergadura que ele nos deixou como herança em sua trajetória de vida. Enquanto Deus me permitir viver com boa saúde,  jamais deixarei estes projetos morrer,” explanou Magnus.

Para Bianca Sales Andrade (20 anos) eleita rainha do Festival de Carros de Boi, falou ao Vertentes das Gerais sobre este momento considerado especial em sua vida: ” É um orgulho pra mim, poder representar a minha cidade nesta festa que é considerada uma das mais importantes do município, e também, é uma forma de representar todo o esforço que o Doutor Fontana teve de quando fundou este festival para ajudar o hospital.  Me sinto muito honrada por estar aqui hoje fazendo parte deste projeto iniciado por ele,” destacou Bianca. A pequena Rafaela Maria Andrade Araújo (4 anos),  foi eleita rainha na categoria brotinho, seus pais, Edneia Campos de Araujo e Flávio Campos de Araújo, não esconderam o orgulho e a alegria em ver a filha Rafaela receber o título de rainha brotinho, comentando que era uma vontade da filha e da família receber este título.

Estiveram prestigiando a 40ª Edição do Festival de Carros de Boi de Ibertioga, diversas autoridades políticas de cidades da região, entre prefeitos, vereadores e também, empresários e turistas de vários municípios da região.

Confiram um pouco do eventos, na galeria de imagens registrada na tarde do último domingo(16), por  Januário Basílio, com exclusividade para o Vertentes das Gerais.