50 anos do Sindicato Rural de Barbacena.

Sindicato Rural de Barbacena completou 50 anos.

O Sindicato Rural de Barbacena completou na última  quarta-feira, dia 6 de julho seus 50 anos a serviço do homem do campo. É um dos maiores e mais antigos Sindicatos do setor no estado. Uma entidade muito respeitada tanto entre os produtores rurais quanto diante de toda a sociedade de Barbacena e região, porque desde sua criação se pauta em um trabalho sério que visa sempre o benefício do produtor rural.

Antes de surgir o Sindicato, os interesses da classe eram defendidos pela Associação Rural de Barbacena. Por vários anos as duas entidades trabalharam em prol dos interesses do homem do campo. Com a extinção das associações por meio de um decreto federal, todos os bens materiais da Associação Rural de Barbacena foi transferidos para o Sindicato, inclusive o local onde é a sede da instituição. Um dos grandes líderes do Sindicato foi José Rodrigues de Oliveira, popularmente conhecido como “Zé do Martelo”, que não mediu esforços na defesa do produtor rural e esteve à frente da entidade por seis mandatos. Em toda sua história, já teve como presidente doze pessoas incluindo o atual, que é Renato José Laguardia de Oliveira. A primeira eleição para diretoria se deu no ano de 1966.

Ao longo dos anos, o Sindicato Rural de Barbacena foi se estruturando, conquistando novos sócios, ampliando seu espaço de atuação, e se transformou em uma grande potência de benefício ao homem do campo. Uma de suas fundamentais conquistas é o ambulatório com atendimento odontológico, ginecológico, clínico geral, geriatra e pediatria para os sócios e familiares e também seus funcionários.

Já no setor fiscal, é grande a gama de serviços à disposição dos associados, o que tem facilitado muito o trabalho burocrático do produtor. Contam também com assistência veterinária, técnica e de um engenheiro agrônomo. Um dos mais novos benefícios oferecidos é o de assessoria jurídica, que tem sido muito procurado. Na busca de levar mais qualificação do homem do campo e trabalhadores, desenvolve em parceria com o Senar Minas diversos cursos de várias áreas e que tem contribuído muito para o desenvolvimento das atividades nas propriedades. No intuito de levar mais informação ao homem do campo, promove palestra e outros eventos.

Muitas de suas atividades estão pautadas em parcerias com os mais diversos órgãos públicos e privados. São vários os convênios firmados com empresas o que permitem ao produtor rural ter desconto nos serviços oferecidos ou na aquisição de mercadorias. Gera vários empregos diretos e sua primeira funcionária de carteira assinada foi Rosely Marteleto Moreira (escriturária – 14 de junho de 1971). É uma entidade que se mantém pela anuidade de seus associados, aluguéis de imóveis construídos com muito sacrifício e economia, além de outras pequenas fontes de renda.

Sua história é marcada pela grande participação na Exposição Agropecuária de Barbacena, sendo que em muitos momentos esteve diretamente à frente do evento. Atualmente é a responsável pela promoção do Torneio Leiteiro Regional, setor da Exposição que foi resgatado pelo Sindicato e que vem crescendo a cada ano. Por muitos anos foi o administrador do Centro de Abastecimento de Minas Gerais – Ceasa de Barbacena. Desde a criação do Dia do Produtor Rural Mineiro, no dia 7 de julho, o Sindicato passou a realizar um café durante todo o dia em homenagem ao produtor rural. Sua área de abrangência é a seguinte: Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bias Fortes, Cipotânea, Desterro do Melo, Dores de Campos, Santa Bárbara do Tugúrio, Senhora dos Remédios e Alfredo Vasconcelos.

Informações: Márcio Cléber

Fotografia: Januário Basílio