ATIVIDADES MARCAM INÍCIO DAS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE BARBACENA

Atividades culturais e sociais realizadas no centro da cidade durante a manhã de sábado (12), deram início as festividades em homenagem aos 226 anos de emancipação política e administrativa de Barbacena, comemorado nesta segunda feira, 14 de agosto, feriado municipal.

No jardim Municipal  aconteceu o Diverte Barbacena com a realização do 3° Encontro de Palhaços produzido pelo Clowns do IVERT – Cia. de Palhaços, que contou com atrações bastante variadas, apresentadas por artistas circenses de Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Santos Dumont e São João Del Rei, que levaram muita animação e diversão ao público presente. Ainda no Jardim Municipal, também houve a apresentação de Roda de Capoeira apresentada pelo Grupo de Capoeira Balança Brasil, sobre o comando do mestre Dinho.

Ao longo de toda a Rua XV de Novembro, foram desenvolvidas ações na área de saúde como por exemplo; aferição pressão arterial, teste de glicemia, entre outros serviços. Todos,  oferecidos gratuitamente a população. Houve a apresentação do Grupamento Especial de Cães da Guarda Municipal de Barbacena. que simularam ações de prevenção e de segurança com os cães. A Subsecretaria de Transporte e Mobilidade Urbana-Sutram, promoveram uma manhã educativa para as crianças com a instalação da Transitolândia Itinerante, que simula  o funcionamento do trânsito e acessividade de forma lúdica e didática.

No decorrer do evento, o Parde José Eudes de Carvalho Araújo, da Paróquia de Santo Antônio, abençoou as chaves dos cinco novos caminhões recém adquiridos pela Prefeitura de Barbacena, e que serão utilizados em serviços diversos na cidade.

Em entrevista concedida ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais, o Prefeito de Barbacena, Luis Álvaro Abrantes Campos, falou sobre o evento realizado no último sábado, e destacou a forma séria e objetiva com a qual vem conduzindo os trabalhos como gestor do município: ” Confesso que estou muito feliz e otimista em poder oferecer a nossa população um trabalho sério voltado exclusivamente para o bem da cidade, e como todos podem ver, estes caminhões que estão sendo apresentados aqui hoje, são frutos de bastante planejamento e responsabilidade com o dinheiro público. Sabemos que muito ainda tem pra ser realizados em obras na cidade, mas através de um amplo planejamento  certamente que estaremos colhendo bons frutos e uma dos nossos próximos passos será a aquisição de uma usina de asfalto para que possamos minimizar o drama convividos pela a população com o estado precário das ruas,  e com a usina de asfalto própria, vamos poder ampliar o serviço na cidade além de economizar recursos evitando de contratar serviços de empresas terceirizada.,” disse.

Sobre o aniversário de Barbacena, Luis Álvaro disse que está muito otimista em poder estar levando ações bastante significativa em benefício da cidade já nos primeiros meses de governo, ” A minha mensagem é só de alegria e de felicidade. Nós conseguimos resgatar a credibilidade da administração pública municipal com o retorno de tudo aquilo que planejamos desde o início do mandato, que é o de ser uma gestão moderna, transparente e com responsabilidade, onde só traz benefício em prol do povo de Barbacena, cidade que tenho muito orgulho de morar e de fazer parte da vida desta cidade,” concluiu.

Dando prosseguimento as festividades, aconteceu na manhã de hoje (13), na Praça dos Andradas, a 48ª  edição do projeto cultural Música na Praça, idealizado e apresentado por Lauderley Marioley, com destaques para as apresentações  do Grupo de Violeiros São Gonçalo e da Banda de Música da Epcar.

No aniversário de Barbacena, segunda feira (14), a Câmara Municipal promove sessão solene  no Salão Nobre da Faculdade de Medicina,quando na oportunidade,  estarão sendo homenageados diversas personalidade com a entrega de medalha da Ordem do Mérito Legislativo. As solenidades acontecem a partir das 19h30.

 

Fotografias: Januário Basílio