BARBACENA É DESTAQUE NO PROGRAMA “BRASIL VISTO DE CIMA” DA GLOBO SAT PLAY

Barbacena foi destaque internacional no programa “Brasil Visto de Cima”, exibido pela Globo Sat, Play,  na última terça feira(10). O programa que é exibido em formato de documentário, traz imagens áreas de várias cidades brasileiras inclusive de Barbacena. Similar ao ‘Brasil visto de Cima”, a emissora exibe ainda, o documentário “O Mundo Visto de Cima” com belíssimas imagens de cidades e lugares internacionais.

No documentário sobre Barbacena, com duração média de pouco mais de 12 minutos, o programa começa falando sobre a posição estratégica onde está localizado o município, no princípio da Serra da Mantiqueira, numa imensidão de mar de morros que se estendem pelos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, a fazenda da Borda do Campo, que atualmente pertence ao município de Antônio Carlos, foi mais um dos destaques no começo do documentário, a qual, onde teve início o povoamento de Barbacena. A importância da cidade como sendo uma das cidades do Estado, berço da Inconfidência Mineira a qual teve a participação de cinco lideranças do município naquele movimento.

Durante todo o programa, foram exibidas imagens de vários pontos importante do contexto histórico do município, entre eles; a Basílica de São José Operário, cujo o seu projeto se baseou na mais famosa igreja do mundo: a Basílica de São Pedro no Vaticano, com características que chamam a atenção no que se refere ao seu plano arquitetônico, com sua cúpula gigante  e o formato tendo sido baseado em uma cruz grega. O complexo ferroviário na praça da estação também é relatado no programa, destacando o princípio de quando foram realizadas as obras, tendo Henrique Dumont, pai de Santos Dumont,  empreiteiro responsável pela colocação dos trilhos. A “loucura” também ganha espaço no programa, que fala sobre técnicas atrasadas adotadas na época, praticadas na área de psiquiatria no tratamento da saúde mental,caracterizados como sendo nada convencionais, expondo seus pacientes a condições desumanas onde muitos óbitos foram registrados naquele período. A passagem pelo CHPB -Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, de um dos maiores craques do futebol. brasileiro, o jogador Heleno de Freitas, que jogou entre outros times, pelo Botafogo e  Fluminense, é citada na reportagem. A expressão “Trens de Doido” é exemplificada pelo narrador que justifica a atribuição, pelo fato de como os “doentes mentais” chegavam a cidade, através de vagões abarrotados de pessoas para serem encaminhados aos diversos asilos psiquiátricos existentes no município, complementa ainda o narrador dizendo: “antigamente, os psiquiatras achavam que o clima ameno das montanhas acalmava os pacientes, o que justificava a quantidade de instituições deste ramo instalada no município. a fama que antes era relacionada a imagem de Barbacena a este setor, o tempo passou, e a fama que a cidade tem está relacionada ao extenso cultivo de rosas “, disse.

Foram apresentados entre os diversos pontos históricos de Barbacena além dos acima citados: o Colégio Imaculada Conceição (CIC), cuja sua fundadora, a Irmã Paula Boisseau, idealizou a construção do colégio, baseado em um castelo existente em Paris, na França, a pedido do seu pai, o qual foi o financiador direto do projeto. Monumentos, escolas, instituições, e demais outros pontos importante de Barbacena, tiveram espaço no documentário, além de templos religiosos, entre eles, a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, cuja a sua conclusão levou quase 100 anos para ficar pronta. O mais importante dos templos do município não podia passar sem ser mencionado, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi lembrado, por suas largas que se destacam em meio a paisagem central, e cujo seu desenho arquitetônico, foi projetado pelo arquiteto português, José Fernandes Pinto, considerado como sendo um dos principais nomes da arquitetura no Brasil, tendo inclusive, assinado obras de grande importante nacional, dentre as quais, destacam:  o Paço Imperial no Rio de Janeiro e Palácio dos Governadores em Ouro Branco.

O programa finaliza com imagens do Manicômio Judiciário, destacando-o, como sendo um dos três únicos do ramo ligado a psiquiatria, que restaram no município. O narrador ressalta as mudanças alcançadas atualmente  na forma de como são tratadas pelo município, as pessoas diagnosticadas com transtornos psiquiátricos, sendo Barbacena considerada líder no processo de humanização e reforma do atendimento psiquiátrico.

Fotos: Reproduzidas do programa “Brasil Visto de Cima” da Globo Sat/Globo Play.

Para acessar ao vídeo (clique no link abaixo) é necessário ser assinante de algum canal por assinatura das operadoras disponíveis.

https://globosatplay.globo.com/globosat/v/6206874/