BARBACENENSE É O MAIS NOVO CAMPEÃO BRASILEIRO DE FISICULTURISMO WBBF/FMMF

O barbacenense, Edson Nascimento (39 anos), é o mais novo Campeão Brasileiro de Fisiculturismo da Federação WBBF/FMMF, categoria Bodybuilding Sênior até 80 kg. O título foi conquistado no sábado (19) durante competição realizada em Belo Horizonte, onde reuniram atletas de vários estados do Brasil. Também no mesmo dia, ele conquistou o título de Overall e o super Champion sagrando-se o melhor da noite.

Muito dedicado e antenado nas competições que estão para acontecer tanto a nível estadual, como nacional, Edson participou pela primeira vez do Campeonato mineiro de Fisiculturismo em 2016, e estava a 15 dias para a participar do campeonato Brasileiro quando havia iniciado os treinamentos para participar da competição naquele ano quando foi surpreendido pelo rompimento do tendão de Aquiles que o afastou dos treinos o impedindo de participar do campeonato. Edson acumula diversos outros títulos em competições que vem disputando desde de 2014, quando naquele ano, disputou o Campeonato Panamericano de Fisiculturismo, na categoria Class3, altura até 1,72m, pela Federação NABBA- National Amateur Bodybuilding Association, ficando em primeiro lugar, vencendo ainda o Overall da noite. Dentre vários títulos conquistados desde que participa das competições, o mais recente e anterior ao conquistado na última semana, foi o do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo ocorrido em junho deste ano, realizado pela Federação WBBF de Fisiculturismo, quando conquistou o segundo lugar na categoria Sênior, de até 80 kg.

Edson se prepara diariamente tendo como rotina as atividades físicas intensas focadas no preparo do corpo, e na parte da alimentação, recebe instruções rigorosas do orientador Sebastião Pitassi Júnior conhecido como MAIZENA de Juiz de Fora, com produtos mais saudáveis e com a quantidade exata de carboidratos e de proteínas que ele tem que consumir diariamente.

APOIO

Sem apoio de patrocinadores, ele mesmo é quem faz a sua suplementação e programa as atividades diárias que precisa realizar para manter o corpo pronto para participar das competições, tamanha a força de vontade e de superação de Edson. Mas mesmo sem o apoio fundamental de um patrocinador para ajudar financeiramente em suas despesas com viagens para os locais de competições ou mesmo, para mantê-lo preparado fisicamente, ele não coloca obstáculos para disputar os campeonatos, pelo contrário, se fortalece em meio a lutas para que tudo  sirva de incentivo para o sucesso nas competições.

O papel desempenhado pela esposa Stefania também é fundamental para incentivá-lo nas conquistas, tamanho o apoio e incentivo que ele recebe dela, uma vez que sempre o acompanha durante as viagens e ainda prepara rigorosamente toda sua alimentação.

A conquista

“Fui focado em realizar um bom desempenho, treinei, me dediquei para o campeonato. Apesar de ter tido um tempo bastante reduzido para participar do Campeonato Brasileiro, tendo disponível apenas 33 dias para me preparar fisicamente, uma vez que tive aquela lesão no tendão que me deixou impossibilitado de atividades físicas mais intensas, competi de igual com os demais atletas, mesmo sabendo que teria competidores de nível bastante elevado como normalmente acontece em campeonatos brasileiros. É lógico que quando você se depara com competidores muito bem preparados, que no caso deste tipo de competição, você encontra com atletas dispondo de uma boa estrutura física e estética, você acaba se perguntando se terás a chance de vencer as competições, se preocupando com a sua simetria e com o volume do seu corpo,  se está tudo distribuído de forma proporcional, pois são estes quesitos pelos quais somos avaliados, que são eles: volume, simetria e definição. E de nada adianta por exemplo; um competidor ter a parte dos membros superiores mais definidas do que as dos membros inferiores, ou , ter o lado esquerdo do corpo desproporcional ao lado direito, tudo tem que ser bem definido, afinal, somos muito bem avaliados. A sensação que tive de quando subi ao palco para receber as três premiações conquistadas naquele sábado, foi simplesmente um momento de grande superação na minha vida, e uma conquista importante profissionalmente falando,” comentou Edson.

 

Edson Nascimento, é educador físico formado, filiado ao  Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais-CREF MG.  

Fotos: Januário Basílio/WhatsApp