Barroso estréia Coluna Imagens do Vertentes das Gerais

Igreja Matriz de Sant'Ana

A partir desta terça feira(06), o Portal de Notícias Vertentes das Gerais, vai trazer diariamente imagens contendo as paisagens de cidades da região, servindo como forma de divulgação das potencialidades turísticas, patrimonial e econômicas dos municípios  localizados nas regiões das Vertentes e do Alto Paraopeba.

Estreando o banco de imagens de hoje, o Vertentes das Gerais, apresenta um pouco da beleza urbana de Barroso, a “cidade cimenteira”. sede da empresa Lafarge/Holcim.

Localizado na microrregião de Barbacena e mesorregião do Campo das Vertentes, o município que já pertenceu as cidades de: São João Del Rei, Barbacena, Prados, Tiradentes e Dores de Campos, foi elevado oficialmente a categoria de cidade em 01 de janeiro de 1954. Seu crescimento se deu pela localização  estratégica, na rota do ouro, a caminho das cidades históricas ligadas por rodovia e pela Estrada de Ferro Oeste de Minas.

Passeando pelas ruas de Barroso, é fácil notar fragmentos de sua história de quando o município ainda era um pequeno povoado. A religiosidade  que sempre estão presentes na maioria das cidades mineiras, por aqui, não é diferente, basta olhar a suntuosidades da imponente igreja Matriz de Santa’Ana, localizada no coração de Barroso, é que se percebe que a tradição católica exerce muita influência na vida da cidade.

Seja em quaisquer parte da cidade que você estiver, se avista a  linda Matriz, talvez seja por ela ser um dos prédios mais altos do município, e o que mais chama a atenção pelas  grandiosidade e variedade de suas peças arquitetônicas.

Barroso está localizada pouco mais de 29 km de Barbacena, as margens da rodovia MG 265, que a cidade das flores a á histórica São João Del Rei. Segundo estimativa do IBGE divulgada recentemente(agosto 2016), a cidade possui 20.790 habitantes, sendo o 4º município mais populoso do Campo das Vertentes.