CAMINHADA PELA VIDA MOBILIZA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE BARBACENA

Caminha Pela Vida da Campanha Setembro Amarelo, desenvolvida pelo 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Barbacena  através da Secretaria Municipal de Saúde, e com o apoio de diversas instituições do município,  mobilizou milhares de pessoas no centro da cidade na tarde da última sexta feira (22).

Participaram da Caminhada, criadas de várias escolas da cidade além de instituições ligas a área de saúde, policiais civis e autoridades políticas de Barbacena. No final da Caminha teve show artístico com o cantor  barbacenense, Alexandre Araújo.

” O balanço que estamos realizando sobre a realização da Campanha do Setembro Amarelos é de que ela está sendo muito positiva para todos nós. Iniciamos a campanha no dia 1º de setembro e ao longo de todo o mês desempenhamos diversas ações e atividades relativos a campanha para conscientizar a população a se prevenir contra o suicídio, e valorizar a vida. Barbacena é a única cidade do Brasil onde a Campanha Setembro Amarelo desenvolve atividades durante todo o mês, e isso pra nós é momento de muito orgulho e também de muito trabalho com as mais diferentes atividades sendo oferecida á população.Contamos com o apoio de diversas instituição da cidade e principalmente da Prefeitura de Barbacena através da Secretaria Municipal de Saúde que está conosco desde o começo desta campanha. E no dia que realizamos esta maravilhosa Caminha Pela Vida, onde mais de 2 mil pessoas estiveram participando neste ato em favor da vida, nos deixa muito orgulhoso e feliz por perceber que a população está compreendendo a mensagem que queremos transmitir a elas, de que vale a pena lutar pela vida. Estes trabalho visa conscientizar as pessoas para que possam estar em constante alerta sobre como precaver para não se cometer o suicídio tirando suas próprias vidas. É um momento de intensa conscientização para as pessoas para valorizar a vida e criar um olhar mias atento para perceber e diagnosticar aquelas pessoas que estejam com algum tipo de distúrbio psiquiátrico e encaminhá-las para um tratamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos quando diagnosticados podem ser tratados, e este é o nosso intuito  de criar este olhar mais atento na comunidade para combater o risco de  uma pessoa cometer o suicídio,” comentou o Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Dr. Carlos Capristrano.

O encerramento da Campanha Setembro Amarelo em Barbacena, termina na próxima quinta feira (28), a partir das 14:30 hs, com a realização de uma peça teatral no auditório da Faculdade de Medicina, e também, uma palestra ministrada pelo Dr. Luciano Alencar da Cunha, que abordará como tema, a valorização da vida, e em seguida, a premiação do concurso de redação com as presenças de representantes da Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Barbacena, e de demais parceiros.

A Campanha Setembro Amarelo de Luta Pela Valorização Vida e Contra o Suicídio, tornou-se Lei Municipal em Barbacena (LEI Nº 4.803/2017) desde fevereiro de 2017, enquanto que a nível nacional, o senado aprovou a mesma lei em âmbito nacional recentemente.

Galeria de Imagens por Januário Basílio: