CATÓLICOS DE BARBACENA CELEBRAM O DIA DE SANTO EXPEDITO COM FESTA NO BAIRRO FLORESTA

A comunidade dos moradores do Bairro Floresta na Paróquia de São Sebastião em Barbacena, está promovendo  a  16ª Festa de Santo Expedito, que teve início com a  Corrida de Santo Expedito realizada na manhã do último domingo(16), com largada enfrente a igreja dedicada ao Santo no bairro.

Nesta quarta feira(19),  dia em que os católicos de todo o Brasil celebram o dia do Santo, a igreja ficará aberta durante o dia para á visitação dos fiéis,  e á noite. terá início ao Tríduo de Santo Expedito e Celebração Eucarística com as  participações do Coral Santo Expedito, pastorais paroquiais, ECC, Movimento de Cursilho e Cristandade.

De hoje (19) até a próxima sexta feira(21), haverá missa todos os dias ás 19h30min. Já no sábado(22), ponto alto das festividades, ás 15 horas, Terço dos Enfermos, com a participação do Terço da Comunidade e Terço das Mães que rezam pelos filhos. Ás 17h30min. Procissão de Santo Expedito com saída da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora com destino a Igreja de Santo Expedito, seguida de missa. O encerramento da festa acontece domingo(23) com a realização da 1ª Eucaristia da Comunidade de Santo Expedito ás 07h30 min.

Foto(Elaine Bertolin): Igreja de Santo Expedito no Bairro Floresta em Barbacena.

Todos os dias após as Celebrações Eucarísticas, acontece a confraternização da comunidade com movimento de barraquinhas.

Sobre o Santo:

Santo Expedito, conhecido por resolver causas urgentes,  era cristão e comandava um exército encarregado de proteger o trono de Roma, das invasões dos bárbaros orientais, por volta do ano 284. Durante as perseguições aos cristãos, ordenadas pelo imperador Diocelciano, foi preso e condenado.

O santo morreu no dia 19 de abril de 303, junto com outros companheiros, e segundo relatos, quando ele resolveu se converter ao cristianismo, uma tentação se manifestou em forma de corvo, gritando “crás! crás!”, que significa em latim “amanhã! amanhã!”. mas Santo Expedito não adiou seus planos de tornar-se cristão. É popularmente conhecido como padroeiro das causas urgentes, protetor dos militares, dos estudantes e dos viajantes.