Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

O Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa da ISBJ, localizado em Barbacena-MG, completa neste dia 28 de julho, 33 anos de fundação.

O local foi criado pela Inspetoria em celebração ao centenário da presença Salesiana no Brasil O empreendimento foi confiado, em 1981, ao padre José Vieira de Vasconcellos, que tinha sido eminente membro do Conselho Federal de Educação e era Professor na Universidade Nacional de Brasília (UnB). Ele procurou despertar o interesse dos salesianos para cooperarem na doação de documentos que servissem para preservar a história dos salesianos no Brasil. Com sua dedicação conseguiu reunir e organizar um acervo expressivo para sua inauguração, com a presença do Reitor-mor dos Salesianos, padre Egídio Viganò, no dia 28 de julho de 1983, fazendo parte dos festejos do Centenário da chegada dos salesianos no Brasil.

Fotografia: Reprodução/Site Salesianos

O padre José Vieira de Vasconcellos dirigiu o CSDP até a sua morte ocorrida 18/03/1993, quando foi substituído pelo padre João Duque dos Reis, que continuou os trabalhos de desenvolvimento do Centro até 1997. O padre Alfredo Carrara de Melo assumiu a direção, dando um grande impulso na organização do acervo: foi adotado o sistema decimal na classificação do acervo; a catalogação foi feita no computador, com a possibilidade de acesso pela internet; adotou sistema de preservação e catalogação do acervo de fotografia, zelou pela conservação do acervo usando técnicas de imunização e controle da luz solar; ampliou consideravelmente a capacidade de armazenagem. Em 2010 assumiu a direção o  padre Ilário Zandonade e, atualmente, o responsável é padre Lauro Shinohara.

O Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP) já possibilitou a documentação para muitas pesquisas históricas, principalmente de história Salesiana no Brasil e de biografias de salesianos.

Entre os pesquisadores pode-se ressaltar Riolando Azzi e o padre Antônio da Silva Ferreira, que permaneceu no CSDP de 1999 a 2009 fazendo pesquisas, publicando artigos e livros e ministrando palestras e cursos de salesianidade.

Destacam-se ainda americanos que fizeram estudos de antropologia indígena da Amazônia consultando também o acervo do CSDP. Vários estudantes de pós-graduação fizeram suas teses servindo-se de fontes existentes aqui.

Fonte: Salesianos

Fotografia(capa): Januário Basílio