Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

PARADIGMAS VOCAIS

 

A voz é o nosso cartão de visita e uma das extensões mais fortes da nossa personalidade.

Uma voz bem colocada, com eficiente entonação, convincente e agradável, transmite seriedade, sobriedade, inteligência, domínio de si próprio e conhecimento passando aos ouvintes uma imagem positiva de um bom profissional e comunicador.

No entanto para que isso aconteça temos que ter uma habilidade na comunicação interpessoal, revelada em uma voz utilizada em conjunto com controle corporal e emocional.

Nosso cérebro tem forte influência sobre a nossa voz. Muitos dos nossos pensamentos e expectativas em relação à produção vocal podem ajudar ou prejudicar nosso desempenho no processo do desenvolvimento pleno da voz: a auto- imagem, autoconhecimento, crenças, heranças familiares, referências culturais, influências, cobranças sociais, entre outros. Vamos entender como isso acontece.

Todos nós possuímos em nosso cérebro o mindset, que é a nossa configuração mental que define a maneira como vemos e nos portamos no mundo. Ele também influencia nossas ações voluntárias e involuntárias além de criar paradigmas.

E o que são paradigmas? São os “mandamentos”. Nossas crenças mais profundas que são introduzidas no mindset através da educação que recebemos ao longo da vida. Essas crenças, paradigmas e expectativas afetam diretamente a nossa voz e podem influenciar nosso canto.

Um bom exemplo de paradigma é quando ao ouvir cantores com grandes vozes você imagina que o que ele faz é grande e difícil. Assim, sem querer ativa no seu subconsciente que para conseguir grandes emissões você precisa esforçar-se cada vez mais prejudicando assim a saúde da sua voz.

Um outro exemplo é quando muitas pessoas pensam que voz saudável é uma voz com emissão pequena e sem esforço. Esta atitude pode acabar “trancando” a voz do cantor ou comunicador, pois na tentativa de segurar a voz acaba prendendo demais a emissão vocal comprometendo a qualidade da voz.

Então sabendo que a mente e o corpo se conectam intimamente e um é afetado pelo outro, quero deixar aqui algumas dicas importantes para que você tenha um bom desempenho vocal.

  • Tenha a cabeça aberta para novas sensações;
  • Acredite em outros caminhos para sua voz;
  • Entenda que esforço físico e potência vocal não estão ligados;
  • Não se compare com ninguém. Sua voz é única e especial;
  • Sua plenitude vocal virá da maior naturalidade de emissão possível;

Enfim, reprograme seu cérebro e sua voz! Tudo o que você procura na sua voz , desde facilidade até potencia são consequência de uma boa emissão.

Soltar a voz significa liberta-la de paradigmas (pensamentos) equivocados, das falsas expectativas e das ansiedades por resultados rápidos.

Consciência, paciência e persistência são a chave para uma voz plena!

Todos podemos melhorar nossa voz, para que possamos ter uma voz compatível com nossa personalidade, é necessário usar a voz com emoção, com controle corporal e controle emocional, traduzindo pela voz o que realmente somos. Para causarmos um boa impressão, além de ter uma voz de boa qualidade, bem colocada, bem impostada e uma articulação precisa, visando uma comunicação compreensiva e mais eficiente. Essa habilidade de comunicação interpessoal e a qualidade vocal são extremamente exigidas no ambiente social e profissional.

Falar bem e com boa voz é antes de tudo, realizar-se com pessoa. Tratar da voz é tratar do indivíduo, ele não só melhora vocalmente, como pessoalmente e socialmente, aumentando a alegria de viver. A voz liberta, quando a utilizamos devidamente, ela nos permite ocupar adequadamente nosso espaço vocal.

 

Alan Patrick, é Cantor/Compositor e Professor de Canto filiado ao Full Voice, escola referência em Técnica Vocal no país.