COLUNA IMAGEM: UM OLHAR DIFERENTE DE VER BARBACENA

Visão panorâmica de Barbacena.(Foto: Januário Basílio).

Barbacena é uma cidade serrana que tem lá suas multifacetas,  com o seus encantos naturais e uma geografia urbana bastante íngreme cercada por montes, de onde á avistamos e olhamos de forma bastante diferente  e de um modo bem curioso. E dependendo de qual destes montes estamos, a impressão é de que ela parece tão pacata quanto se imagina, e em meio as diversas construções que compõem o seu contexto urbano, fica um pouco difícil não enquadrar nesta moldura natural, os templos religiosos que são verdadeiras identidade das cidades mineiras.

Mas, quando procuramos por uma forma diferenciada de olhar e de capturar esta imagem, é que mudamos a nossa opinião inicial  de que ela não é tão pacata e provinciana como muitos por ai pensam e acreditam que ela seja.  Uma simples mudança no ponto de partida de onde se faz a tomada da imagem, pode trazer uma boa impressão da cidade e realçar junto com ela, as transformações ocorrida ao longo de um tempo, gerando junto dela, a sensação de que algo  está sendo feito, mesmo que de forma tímida.

Esta bela visão panorâmica de Barbacena, registrada na tarde desta quinta feira(16/03), ilustra bem o que foi citado acima, e que podemos concluir que uma simples mudança do ponto de origem da imagem pode fazer e passar a sensação de que algo está diferente no ar, pois quando mudamos a nossa forma de como olhar algo, elas podem gerar bons ou  maus frutos, depende de como você está olhando no seu dia a dia.  Se você se apegar olhando somente para o que está de ruim acontecendo na cidade, poderá com o tempo, perder a sensibilidade em ver o que de bom está acontecendo na nossa Barbacena.

Eu poderia sair por ai… colhendo apenas registros dos problemas estruturais da cidade, que não são poucos, e apresentar sistematicamente aqui pra vocês, Graças a Deus que a cidade não gira somente em torno dos prolemas, uma prova disso, é  esta linda visão de Barbacena registrada a partir do bairro Diniz. Percebam nesta fotografia, como a cidade torna diferente se comparada quando á registramos de outros pontos bem conhecidos da cidade, como por exemplo; uma visão a partir do mirante do bairro Monte Mário, ou do alto do bairro São Pedro, comparando assim, da a impressão de que são cidades diferentes uma da outra. É importante destacar, que tanto a vista de um ponto ou de outro, cada uma delas tem lá o seus encantos e belezas. e pra quem é um barbacenense nato como eu, sempre se deixará completamente apaixonado por cada uma dessas imagens dos mais diferenciados montes da cidade.

Fotografia: Januário Basílio.