COLUNA IMAGENS RELEMBRA O DIA EM QUE MORADORES DE VASCONCELOS PAROU BARBACENA

Imagens que ficaram na história dos maiores protestos já realizados em Barbacena.

Sentindo prejudicados com o então Decreto Municipal Nº 7.643/2014, que limitava o tráfego dos ônibus das linhas intermunicipais  e interestaduais de  circularem na região central de Barbacena, moradores da vizinha cidade de Alfredo Vasconcelos, realizaram protestos na ruas de Barbacena contra o referido decreto que impedia o ônibus que faz a linha entre os dois municípios de trafegar até ao centro da cidade.

Dentre os dias de manifestações, o que de fato marcou a série de protestos realizado por um grupo de moradores desta cidade, foi uma quinta feira, do dia 01/10/14, quando os veículos do transporte coletivo  de Barbacena foram paralisados pelos manifestantes, impedindo que os itinerários fossem cumpridos. A paralisação que teve início logo nas primeiras horas da manhã daquele dia, se estendeu até o começo da noite, momentos em que os veículos foram liberados.

Resultado: após dias de protestos, a referida linha foi liberada para  voltar a circular no centro de Barbacena.

Uma outra manifestação de grande impacto na cidade e que diferentemente do ocorrido em 2014, a manifestação realizada em junho de 2013, foi mobilizada por moradores de Barbacena que protestavam entre outros motivos; contra o fechamento do Hospital Policlínica (IMAIP). Naquele ano, milhares de pessoas percorreram as principais ruas do centro da cidade até chegar ao bairro Pontilhão, onde os manifestantes sentaram em meio a via pública impedindo a circulação de veículos na naquela região.

Dentre reivindicações atendidas,houve a suspensão do fechamento do IMAIP.

Fotos/arquivo: Januário Basílio.