COLUNA IMAGENS: VISTA PARCIAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SOARES FERREIRA EM BARBACENA

Revirando meu acervo fotográfico sobre Barbacena e região, quando bati o olhar nesta linda fotografia onde mostra a Escola Estadual Professor Soares Ferreira, juntamente com o Ginásio Municipal Delmo Maria, resolvi postar ela por acreditar que muitas pessoas não tenham visto esta fotografia do colégio registrada por mim (Januário Basílio) em meados de 2015.

Acredito que muitas pessoas que ainda não tenha entrado e conhecido as instalações desta escola, pode achar que esta seria a fachada principal, e de entrada da escola, e na verdade, esta seria os “fundos” do colégio. Também é fácil  de se compreender  a confusão que muitas pessoas fazem quando vêem fotos desta importante instituição de ensino de Barbacena. a maioria das fotos que se vê  dela são tiradas justamente a partir deste ângulo, ou seja, partindo do centro para a escola, daí a impressão de achar que esta seja sua fachada principal.  Muitas pessoa já me comentaram sobre esta pequena confusão que fazem sobre qual seria a principal fachada do ‘Estadual”.

Há! Mais isto não importa, ele é belo visto de qualquer um destes ângulos, e como sou um apaixonado nato por Barbacena, me encanto com os “dois lados” do “Estadual”. Além da suntuosidade presente em sua construção,este colégio me faz lembrar dos bons e velhos tempos de escola, onde para se conseguir matricular neste estabelecimento, teria que ter dentre outros fatores, gostar de estudar e ter muita disciplina, tamanha a alta qualidade de seu ensino. Em época dos desfiles da Semana da Pátria, a população aguardavam ansiosamente pelos desfiles de  Sete de Setembro, de quando escolas e instituições de Barbacena cruzavam a Rua XV para homenagear a Pátria, dentre elas, a EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), os c colégios,  “Estadual”  e “Tiradentes”, com suas apresentações  variadas, em especial, o momento da formação da tradicional “pirâmide humana”. O público vibrava neste momento, tamanhã era a perfeição das “pirâmides”. Tempo este, em que os alunos participavam dos desfiles por que gostavam e se sentiam motivados pela “rivalidades” que haviam entre as escolas neste período letivo. Bons tempos….

Foto: Januário Basílio.