Coluna Januário Basílio: A Beleza do Prédio da Antiga Febem em Antônio Carlos

Localizada no município de Antônio Carlos, região do Campo das Vertentes, a 13 km de Barbacena, esta linda construção funcionou por várias décadas a antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor-Febem, Atualmente, abriga o Centro Educacional Lima Duarte-Celd.

Por várias vezes,  tentei conseguir  maiores informações na internet que  contasse a história deste prédio, tais como, época em que ele foi construído, estilo da construção, e algo mais que eu poderia acrescentar junto a beleza de sua arquitetura. Infelizmente não obtive  êxito.

O que encontrei nas dezenas de pesquisas realizadas nas páginas da internet foi relatos de ex-alunos que passaram pela Febem contando um pouco de suas trajetórias nesta instituição.  Na maioria destes relatos, falavam-se muito da educação um pouco  mais rígida de como eram conduzidas as pessoas que por ali passaram, das tarefas diárias que eles teriam que efetuar durante todo os dias que estivessem estudando e morando no local.

Lendo os comentário de ex- internos e ex-alunos, percebia-se  que o corações  deles pulsavam  com mais frequência, e emotivos, eles demonstravam a  gratidão pelo aprendizado, por cada tarefa que aprenderam a desenvolver naquela instituição  e da  saudade que batia mais forte a cada comentário  de colegas que frequentaram a Febem durante o seu funcionamento até o começo da década de 90. Falavam com orgulho dos mestres que lecionavam naquele período e de suas posturas no ensino do aprendizado que muito se valeu para suas formações profissionais e moral. Muitos destes ex-alunos, atualmente moram em outras cidades e exercem atividades das mais diversas; alguns,  estão engajados exercendo a profissão militar, vendedores, empresários  e etc..

O que mais me chamou a atenção lendo os comentários, é que, em nenhum momento eu vi algo escrito por eles denegrindo a imagem daquela instituição. Muitos até, relatam sobre  de como era rígida aquela escola, mas o que mais se percebia nas palavras era a gratidão por ali ter passado uma parte de suas vidas.

Continuarei a pesquisar sobre esta linda construção para poder mais adiante, apresentar uma pouco mais sobre este belo patrimônio do município de Antônio Carlos.  que guarda grandes exemplares da história de Barbacena de quando  ainda  era distrito e integrava o município.

Fotografia: Januário Basílio