Coluna Januário Basílio: Noite Fria na Cidade Serrana

Noite gelada na cidade serrana.

Apesar de estarmos na primavera, as alterações climáticas que vem ocorrendo nos últimos dias nos permite imaginar de ainda estarmos  na estação de  inverno. Os ventos que sopram  gelados pelas vielas de Barbacena sobre tudo naquelas localizadas na região central cidade, nos passa a impressão de que o frio está mais além dos registrados pelos termômetros.

Há quem não goste deste de tipo de clima na cidade, mesmo aqueles que já nasceram e moram na cidade ainda são capazes de estranhar as mudanças repentinas do clima. Por outro lado, existem pessoas que só de pronunciar o nome de Barbacena já associam a ela os momentos de temperaturas mais amenas onde os tradicionais caldos e vinhos são elementos convidativos há uma noite de inspirações de carinho pela cidade serrana.

Só de pensar que há muitos anos atrás a cidade registrava quedas mais bruscas e significativas de temperaturas, que eram comum associar o começo do Jubileu de São José  com o principio de um inverno rigoroso que estava por iniciar, isso sem falar na tradicional exposição agropecuária onde os campos ficava coberto por uma fina camada de geada nos obrigando a agasalhar com roupas mais resistentes a frio.

Mesmos que ele não agrade a todas as pessoas, uma coisa é certa, a “Cidade das Rosas” também é conhecida como a cidade das baixas temperaturas, do clima ameno no Estado. Haja visto, que por aqui se cultivam em grande quantidades a beleza e o perfume das rosas e flores símbolo do nosso município.

Fotografia: Januário Basílio