COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO: PRAÇA PEDRO TEIXEIRA

A região da praça Pedro Teixeira em Barbacena, concentra importantes construções de vários estilos arquitetônicos que fizeram parte da história do município. Entre elas, o Solar da Família Canedo, que se encontra em processo de finalização de restauro, contribuindo de forma importante no contexto urbano daquela região, com seus mix de estilos, o quais, já havia comentado em publicações anteriores no Vertentes das Gerais.

O clube Barbacenense, sempre foi palco de grandes festas e reuniões ocorrida na cidade. Sede de uma das mais importante e das pioneiras emissoras de rádios do interior de Minas Gerais, por onde grandes vozes do rádio mineiro estiveram presente á frente dos microfones da Rádio Barbacena, trazendo a informação e entretenimento aos milhares de ouvintes da região.

Quem ai não se lembra ou nunca ouviu falar do grande e saudoso comunicador, Barbosa Silva?. Seu programa na “RB” era um dos mais ouvidos, contagiando públicos de diferentes faixa etárias de idades. O Barbosa, sabia agradar  seus ouvintes com músicas e programas bem diversificado e ainda contava com a participação dos ouvintes via telefone, e quem naquela época conseguia falar com Barbosa, que devido as linhas telefônica ficar congestionada  praticamente congestionada o tempo todo em que o program estava no ar com ouvintes ligando há todo instante querendo falar com o Barbosa, as pessoas vibravam quando as ligações eram completadas, tamanha a satisfação em falar com o grande comunicador. Eu mesmo fui testemunha de grandes momentos como este, por várias vezes eu ligava para a RB tentando pedir música para o Barbosa Silva. O Clube Barbacenense sempre teve grandes contribuições nos momentos de laser para a população da cidade, seja com os tradicionais bailes de finais de semana, bem como,  na alegria e luxuosidade dos grandes carnavais do passado, sem falar nas matinês, sempre muito concorridas e animadas.

Passar pela região da praça Pedro Teixeira e não admirar essas construções, seria pra mim, praticamente impossível de se ocorrer. São construções que deixaram suas marcas presentes não só na história e na memoria de Barbacena, mas também, na minha vida, no meu passado, trazendo sempre boas e importantes lembranças.

Foto: Praça Pedro Teixeira em Barbacena (Januário Basílio)