COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO: PRÉDIO DO IF SUDESTE MG

Instituto Federal do sudeste MG- Campus Barbacena

Dentre os vários prédios públicos existentes no município de Barbacena, o do Instituto Federal do  Sudeste MG- Campus Barbacena, é sem dúvidas um dos mais lindo que compõem a nossa paisagem urbana. Não só pela sua envergadura, mas pela linda arquitetura emoldurado ao fundo pelo verde serrano.

Quem já teve a oportunidade de passear por grande parte de sua extensão territorial é que pode se dizer o quanto ele  destaca na paisagem. De dentro do Campus,  o avistamos de várias formas, muito delas, pouco conhecida pela maioria da população barbacenense. Poucas são as pessoas que entraram neste local que não se limitam a ficar somente no entorno de sua fachada principal curtindo  a  paisagem linda que se tem da cidade  a partir de seus jardins. Se curtindo esta vista da cidade  deste local já é linda, imaginem então, passear pelo seu entorno  percebendo cada detalhe de sua construção? Eu já tive estes e outros privilégios, como o de subir uma única vez na torre: e que vista ainda mais linda que se tem de Barbacena do alto daquela torre? simplesmente linda!

O pior de tudo ainda, é ouvir em minha peregrinações pela cidade, de que Barbacena não se tem beleza. Será que é verdade?  Melhor deixar pra lá.. sempre  vão dizer que ” na horta do vizinho os frutos  são os melhores,” até que um dia se perde o “pouco” que se tem aprende a dar valor no que está em sua volta.

Fotografia: Januário Basílio