COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO RELEMBRA O RETORNO DA IMAGEM DA PIETÁ PARA O ALTAR MOR

Em 15 de setembro de 2015, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Barbacena, comemorava o dia da Padroeira e dos 251 anos da conclusão das obras do Santuário, construído em 1764. Naquele dia também, durante celebração especial que contou com grande participação de populares retornava pela quarta vez ao Altar Mor, a veneranda imagem de Nossa Senhora da Piedade.

Depois de passar pelo processo de restauração da imagem da Pietá iniciado em  20 de abril daquele ano, os barbacenenses  se emocionaram em ver de volta ao altar a imagem da Padroeira do município. Durante o culto religioso, presenças de várias autoridades religiosas e políticas testemunhavam a subida da Pietá ao seu lugar de destaque no Santuário.

Naquele ano, a imprensa regional e estadual noticiavam o momento em que a imagem  lusitana barroca, vinda de Portugal em 1748, era entregue aos fiéis de Barbacena toda restaurada. Momento raro e muito expressivo para os católicos  da região. Eu fui uma destas testemunhas ocular, presenciando toda aquela cerimônia  e vendo os fieis se emocionarem abanando os lenços com as cores que simbolizam o manto da Santa.

Fotografias: Januário Basilio.

 

.