Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Professor José Augusto Penna Naves

TESTEMUNHO DE BASTIDORES: A BEM DA VERDADE

Finalmente, abertas as urnas, conhecidos candidatos a prefeito e a vereador sofreram fragorosas derrotas, pois ao invés de apresentarem propostas, optaram pelo velho artifício da politicagem, tentando desmerecer o governo e o próprio prefeito, ao lado de quem estive durante o pleito juntamente com José Francisco Vidigal. Vimos que se a chapa Luís Álvaro e Ângela Kilson fracassasse, Toninho Andrada seria “crucificado” até por aliados. Daí, este testemunho analítico de um professor de Ciência Política.

Além do nível da chapa, venceu a estratégia, na prática colocando o Toninho na história como o único prefeito que teve as suas duas gestões aprovadas, ao fazer os sucessores. Desta feita, diante da crise econômica e do desgaste unânime dos políticos. Vide a renovação da Câmara! Ele entregará uma cidade mil vezes melhor do que encontrou. Críticos dizem que a vitória ocorreu em razão da divisão da oposição, como se a base governista também não tivesse dividido, esquecendo que Toninho já os derrotou no “frentão” encabeçado pelo saudoso Vicente Araújo.

Após abrir mão da reeleição, Toninho rompeu com aliados que queriam trocar “benesses” por apoio a chapa, tendo que refazer coligações, gerando crises contornadas com maestria. Ex-aliados passaram a aplaudir impeachment, greves e a criticar educação, saúde, semáforos, o controle político de cargos. Intrigas que contaminaram alguns aliados nas mídias sociais, mas Toninho reverteu o quadro fazendo indecisos “descerem do muro” e apoiarem a chapa com propagandas em seus próprios carros e casas, inclusive comissionados e candidatos a edil.

Me lembro que na primeira reunião com os dois candidatos o Toninho desenhou a estrutura das ações que teve à frente o major Dimas, quando previu: “o eleitor taxará de traidor o edil e seu cabo eleitoral que repentinamente virarem adversários, pois sabe que por três anos e meio foram co-responsáveis pela gestão, indicando até cônjuges para o secretariado”. Desmoralizados, só um deles foi eleito!

Às vésperas das convenções, diante de ameaças de novas dissidências e pesquisas, o intuitivo Toninho, mostrou liderança, agiu com a razão e não com a emoção, apostando na chapa “surpresa” Luís e Ângela, dupla que apoiei de pronto. Mas, no contexto geral não foi unânime! Assisti encontros com aliados que só aderiram pela persuasão do Toninho, do próprio Luís e do Dr. Andradinha, que contagiava a militância com memorável participação nas várias estratégias, articulando propostas de governo e até mesmo a rota de carreatas, caminhadas e comícios. Retaguarda que tranquilizava a chapa!

Era no “front” montado no sítio do deputado a concepção de estratégias, sendo a reunião mais “tensa” a do dia 02 de setembro, quando as pesquisas continuavam negativas, pior, com os adversários conseguindo “descolar” o Luís da imagem do Toninho. Concluímos que para reverter o quadro, o prefeito deveria participar ativamente da propaganda eleitoral, apresentando os avanços do governo. A mudança radical da estratégia, visava empolgar a militância e reconquistar a porcentagem dos votos bonifacistas de eleições passadas. Assim, com mensagens ligando o Luís ao grupo também foi ao rádio e jornal o Dr. Andradinha e este humilde escriba. Daí, nascia a grande virada!

Destaco que a vitória do Luís e da Ângela só ocorreu em razão da vital persistência, competência e exemplos de vida do futuro prefeito e vice, gestores que contagiaram a cidade inteira, defendendo novas propostas e avanços. Por fim, destaco a união de colegas em torno do Toninho, que lhes confiou missões vitais na estrutura de campanha, vários com ações diárias de bastidores, reforçando o discurso dos eminentes candidatos. Cito o empenho do Mário Raimundo, José Francisco Milagres, Silver, Tiago, Gilmar, Bruno, Orleans, Emiliano, Rita, Ladeira, Prado, Rafael, Getulinho, Brandão, Adilson e Newton.

Enfim, as urnas ratificaram os dados da “Folha de São Paulo” que colocaram a Prefeitura de Barbacena dentro das gestões mais eficientes do país, sob a liderança de Toninho Andrada, que pelos feitos confirma a sua força eleitoral e certamente será eleito deputado em 2018. E ponto final!

José Augusto de Oliveira Penna Naves é Professor Universitário e Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Barbacena. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais; Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Médio e de Ensino Superior; Mestrando em Direito Público. Na Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac – lecionou EPB, Sociologia, Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado e Ciência Política, tendo lecionado nos cursos de: Direito, Pedagogia, Letras, Matemática, História e Medicina. Como estudante foi presidente do Grêmio do Colégio Promove e do D.A. da Faculdade de Direito, entre  outros…