COMO VOCÊ SE LEMBRA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE EM BARBACENA ?

Posso por este trecho da Praça Professor Soares Ferreira por centenas de vezes que jamais deixarei de admirar as belezas arquitetônicas da suntuosa Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Até porque, mesmo que tentamos passar a desapercebido em frente a este importante templo religioso, que logo os olhares se direcionam para ela, tamanha a sua importância histórica e cultural na vida de grande parte da população local.

Cada um tem um forma de lembrar desta igreja quando alguém pronuncia o seu nome, seja pela referencia que ela tem pelas manifestações fúnebres que cotidianamente acontece na capela mortuária anexa e posteriormente, ao cemitério localizado aos fundo do templo, onde diversas entes queridos da  nossa cidade, dentre eles, pessoas públicas, que um dia foram destaques na política e no cotidiano de Barbacena, quer seja pelas celebrações quando da  realização da Semana Santa.

Prefiro lembrar das cerimônias religiosas, entre elas, a Semana Santa e o dia em que se comemora a Santa, além é claro, das belezas mencionadas no princípio do texto.

O mais surpreendente de tudo, é saber que mesmo que realizarmos diversos registros de sua fachada, ela sempre se destacará nas fotos, como se fosse as primeiras imagens dela registrada. Um grande tesouro presente há séculos na paisagem urbana do nosso município.

Foto: Januário Basílio.