CONHEÇA O PROJETO EFRAIM BARBACENA E AJUDE A INSTITUIÇÃO COM A SUA DOAÇÃO

Para prosseguir com os trabalhos de acolhimentos de pessoas, que em sua grande maioria, dependentes químicos, uma instituição barbacenense precisa do apoio da população para dar continuidade a um projeto de alcance social, que visa o resgate e a valorização de pessoas  que são acolhidas pelo Projeto Efraim Barbacena.

Após perceber  o crescente número de pessoas que estão morando nas ruas de Barbacena, dos casais de jovens barbacenenses resolveram tomar atitude para minimizar os problemas e o impacto causados na vida dessas pessoas que por motivo diversos, estão morando nas ruas da cidade. Um problema social que antes era restrito apenas a grande centros urbanos, atualmente passou a fazer parte do cotidiano em ruas de várias cidade do Brasil.

” O Projeto Efraim surgiu basicamente,  após enfrentarmos dificuldades no encaminhamento e acolhimento de pessoas, que em sua grande maioria, são dependentes químicos que moram nas ruas de Barbacena, e que necessitavam de passar por  centros de acolhimentos para receber tratamento e condições que lhe fossem necessárias para resgatar sua alto estima. Muitas das vezes, nós saímos de Barbacena para levar essas pessoas até a esses locais de acolhimento, pagando as despesas com a higiene, alimentação e transporte, tirando de nossos próprios bolsos, e tudo era feito com muita dedicação e amor que temos pelas pessoas menos favorecidas, ou que estejam enfrentando dificuldades para abandonar seus vícios. Me lembro bem, de quando uma vez que havíamos encaminhado um  de nossos assistidos  para um destes centros, e de tempo depois me deparar com ele perambulando por uma praça de uma cidade da Grande BH, perguntado sobre o porque dele estar naquela local e não no centro de acolhimento conforme ele foi encaminhado, ele disse que não se adaptou ao local e que resolveu por conta própria deixar centro de acolhimento. Durante o tempo em que conversamos com ele, percebemos a que ele queria deixar as ruas e o vício, mas que lhe faltava a poio. Retornei com ele para Barbacena, e o acolhi em minha casa com todo carinho e atenção os quais trato as pessoas de minha família. O tempo foi passando e ele foi melhorando a sua alta estima, e tendo mais vontade de superar os fatos vividos por ele. Após esse período, sentimos confiança para então, iniciarmos o nosso Projeto, a partir daí, surgiu o Projeto Efraim, e a pessoa que citei anteriormente, integra o nosso projeto, e nos ajuda no acolhimentos de novas pessoas que chegam constantemente em nosso acolhimento,” comentou Nilton Júnior , um dos idealizadores do Projeto Efraim Barbacena, durante entrevista concedida ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais.

No centro de acolhimento, localizado ás margens da BR 265, no sentido de quem segue de Barbacena para Barroso, os acolhidos seguem regras que são estabelecidas pela instituição, que vão desde a hora para levantar e realizar seus afazeres domésticos, arrumando suas camas e lavando os talheres, bem como, o de cuidar da horta no cultivo de hortaliças e legumes, onde parte destes alimentos cultivados são utilizados pela própria instituição, e uma outra parte, destinadas para  instituições carentes de Barbacena.

Uma parceria celebrada entre o Centro de Acolhimento do Projeto Efraim e Centro Integrado de Ensino Profissional (CIEP),  empresa barbacenense com grande experiência no ramo de cursos profissionalizantes, tem proporcionado aos acolhidos do Efraim, uma oportunidade de aprender uma nova profissão ou, de se qualificar nos mais diversos cursos oferecidos pelo CIEP. O  Centro Integrado de  Ensino Profissional, é uma empresa que tem se tornado uma grande parceira do projeto, devido a grande importância dos cursos ministrados e também, pela qualidade e a qualificação de seu colaboradores, permitindo aos acolhidos do Efraim, melhor absolvição e aproveitamento dos cursos ministrados pelo CIEP.

Assim como ocorrer com diversas outras instituições  carentes e que sobrevivem de doações e de apoio de empresas e de pessoas parceiras para manter as portas abertas, com o Efraim não diferente. Apesar de ainda não contar com apoio de empresas de Barbacena, e tão menos, de ter parceiros de peso que possam ajudar de alguma forma  nas despesas da instituição, que por sinal, não são pequenas.

Somente com o pagamento de contas, como por exemplo,  com o uso da energia elétrica, o Projeto Efraim  gasta aproximadamente, r$ 500 reais em dinheiro, e o aluguel do imóvel que não é barato, entorno de R$ 1.200,00, representa um gasto muito grande para a instituição. Tudo isso, sem falar nas demais despesas, entre elas, como a da alimentação, higiene, e de cuidados médicos (quando necessários), aos cerca de 31 acolhidos. Desta forma, para não encerrar as atividades e dar continuidade ao trabalho de acolhimentos de pessoas que estão nas ruas da cidade, o Projeto Efraim necessita do apoio de empresas e de população de Barbacena de um modo geral, que possam realizar não somente doações em dinheiros, mas também, de doação de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e calçados. Devido o imóvel da instituição ser muito antigo, existe a necessidade de promover reparos em sua estrutura para garantir um conforto melhor aos seus 31 acolhidos.

O Vertentes das Gerais este na instituição e pode comprovar a seriedade dos trabalhos por ela desenvolvidos, como também, a a necessidade de se amparar uma instituição que desenvolve um grande e importante trabalho na área social do nosso município. Portanto, quem puder abraçar esta nobre causa, certamente estará contribuindo para que dezenas de pessoas possam ser recuperadas e resgatada a sua alta estima, retornando ao convívio com a sociedade. As doações em alimentos, roupas, calçados e de materiais para construção, e para demais outras informações, pode ser realizadas através do contato: (32) 9  8840-5345 (Nilton).

Para doações em dinheiro, a conta a ser realizadas os depósitos, é a seguinte:

Banco: Caixa Econômica Federal.

Agência: 0099

operação: 013

Conta poupança: 00063142-8

Beneficiário: Cálita Raquel Moreira Sales Lima

Fazem parte do Projeto Efraim Barbacena, os casais/gestores:

Nilton Júnior e Amanda Santos, e Thiago Lima e Cálita Raquel Moreira Sales Lima.

Foto (Januário Basílio): Os gestores, Nilton Júnior e Cálita Raquel Lima.

Para acessar a Página e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Efraim, acesso ao link:

https://www.facebook.com/efraim.nazareno

Para acessar a Página do Centro Integrado de Ensino Profissional (CIEP), acesse:

https://www.facebook.com/Ciep-Treinamentos-Barbacena-702485929857597/