DELEGACIA VIRTUAL COMPLETA 3 ANOS COM QUASE 600 MIL OCORRÊNCIAS REGISTRADAS

DELEGACIA VIRTUAL COMPLETA TRÊS ANOS COM QUASE 600 MIL OCORRÊNCIAS REGISTRADAS

Serviço de solicitação de registros, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, está disponível para computador e celulares

A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais,  completou  três anos de funcionamento no último domingo (30/4). Desde que foi criada, já foram registradas 588.569 ocorrências. Destas, 154.117 foram de Acidente de Trânsito sem Vítima, 1.601 de Comunicação de Pessoa Desaparecida, 3.771 de Danos Simples, 398.614 de Extravio de Documentos e 30.466 de Extravio de Objetos Pessoais.

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computador e celulares, que permite ao cidadão registrar ocorrências de Acidente de Trânsito Sem Vítima, Desaparecimento e Localização de Pessoas Desaparecidas, Danos Simples, e Perda de Documentos e Objetos Pessoais, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias.

O ambiente virtual foi criado com o objetivo de diminuir o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, assim, o tempo de espera para registro das demais ocorrências nas unidades policiais.

O estado também ganha com a iniciativa. Além de combater a subnotificação de registros, o serviço gera economia de insumos, energia e materiais utilizados nas delegacias, quando o registro é feito pessoalmente.

Entenda como funciona a Delegacia Virtual

Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e do Detran/MG.

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos será emitida uma mensagem, informando o número do Reds, bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) divulgou a lista com os municípios  com maior registro de ocorrências em Minas Gerais:

Belo Horizonte: 185.657

Contagem: 35.547

Uberlândia: 33.750

Juiz de Fora: 22.054

Betim: 18.142

Ipatinga: 13.132

Uberaba: 11.391

Montes Claros: 10.00

Assessoria de Imprensa – Polícia Civil MG