DESFILE DE CARROS ORNAMENTADOS E COROAÇÃO DA RAINHA ENCERRA A FESTA DAS ROSAS

Desfile em carros ornamentados com as participantes, seguido da coroação da Rainha, marcou o encerramento da 49ª Edição da Festa das Rosas e Flores de Barbacena.

Após três anos consecutivos sem a realização de uma das mais importantes  e expressivas festa que integra o calendário oficial de eventos do município, a Festa das Rosas e Flores de Barbacena voltou a ser realizada neste ano de 2017 na cidade.

Ao contrário do que ocorreu na vizinha cidade de Alfredo Vasconcelos, onde o Prefeito daquele município deixou de realizar neste ano de 2017, um evento com o mesmo formato ao da nossa Festa das Rosas, alegando a falta de recursos financeiros, o Prefeito Luiz Álvaro resolveu realizar a festa mesmo com as dificuldades enfrentada com a redução de recursos em caixa para se fazer um evento de maior projeção, como os já realizados  em anos anteriores, onde a parte artística  eram uma das grandes atrações da festa contendo em sua grade de programação,  shows com artistas de renomes nacionais da música brasileira, sendo a grande maioria deles, em plena carreira de sucesso e em turnê com shows pelos país.

Reconhecemos o esforço da atual administração municipal em poder resgatar um festa que durante os últimos oito anos, passou por decadência, deixando de ser realizada por cinco vezes durante este período, e que, aliado a outros fatores, um deles, da necessidade de se reinventar um evento da magnitude e complexidade que representa a Festa das Rosas. Um outra conduta que precisa ser adotada por todas as próximas gestões que vier a administrar o município, e o de enxergar em um evento que tem tamanha projeção a nível nacional como o da Festa das Rosas, uma oportunidade de fomentar, incrementar  e de se investir no turismo na cidade, haja visto, que temos diversos exemplares das mais variadas arquiteturas, presente em nosso município. Precisamos também, investir em infra-estrutura e no paisagismo que é um dos pontos frágeis da nossa cidade, para que num futuro mais próximos, o “resgate” se torne inviável.

Acredito que a intenção da atual administração, é a de se resgatar e de se reinventar não só a Festa das Rosas, mas como também, outras mais de importante similar realizada na cidade e que tem passado por desgaste nos últimos anos. Vamos aguardar o próximo ano, quando a Festa das Rosas estará completando 50 anos, e até lá,  haverá mais tempo para poder se programar o evento para que ele volte a se estabilizar no calendário estadual do de eventos de Minas Gerais.

Veja na Galeria de Imagens registrada pelo Fotógrafo, Januário Basílio, alguns momentos da Festa.

Galeria com imagens “em pé”: