DIVERSAS AÇÕES ESTÃO SENDO REALIZADAS DURANTE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM BARBACENA

A Campanha do Outubro em Barbacena, está  repleta de atividades internas e externas que estão sendo programadas pelo Hospital Ibiapaba,referência no tratamento do câncer da região, em parceria com a Prefeitura de Barbacena e Associação de Apoio a Pessoa Portadora de Câncer e seus familiares -APPC, com o apoio de diversas instituições e empresas da cidade.

Desde o começo do mês, diversas instituições e empresas de Barbacena estão adotando em suas fachadas, laços, bolas e bandeiras na cor rosa em sinal de apoio a  campanha. Algumas delas, provendo ações internas junto a seus colaboradores, dentre elas, a Santa Casa de Barbacena, que fará no próximo dia 17,as 15 horas,  o “Abraço Solidário”, nos dias 23 a 26 de outubro, serão realizados exames preventivos, e nos dias 30 e 31, serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais-Sesaps, mamografias

Já no Hospital Ibiapaba, estão programas ações internas e externa e também, pela internet na página da instituição, dentre elas:  Aula de autoexame ao vivo no site do Hospital Ibiapaba(dia 25) com a participação da equipe de colaboradores da instituição. Também acontece na parte interna do hospital, o Dia do Lenço, que em parceria com a APPC, vai ensinar as pessoas de como fazer a amarração correta do lenço, e ainda, o Dia da Beleza com ações voltadas para os pacientes. Haverá palestras sobre autoexame a alunos de instituições de ensino da cidade com data a ser definida.

O  Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e sua história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Foto/Arquivo(Januário Basílio): Caminha Pela Vida realizada em 2015.