ENCONTRO REÚNE EM CONGONHAS 11 BANDAS DE MÚSICAS DA REGIÃO NA PRAÇA JK

Para resgatar e fortalecer a tradição, bandas de música se reuniram na manhã deste domingo, 1° de outubro, na Praça JK. O Encontro de Bandas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com a presença dos grupos congonhenses Corporação Musical Senhor Bom Jesus, Corporação Nossa Senhora d’Ajuda e Arte na Escola, além de músicos de Mariana, Belo Vale, Senhora de Oliveira, Conselheiro Lafaiete, Piranga, Desterro de Entre Rios, Jeceaba e Carandaí. As 11 bandas tocaram, inicialmente, o Hino Nacional e desfilaram. Em seguida, cada corporação fez uma apresentação de três músicas.

O prefeito Zelinho destacou que as bandas de música são uma tradição que não se deve acabar: “Estamos muito felizes por receber este encontro. Minas Gerais tem a tradição e cultiva as bandas de música. Em Congonhas, temos a banda Bom Jesus, que tem 78 anos. Agradeço a presença de todos. É um prazer receber todas as bandas da região na nossa cidade”.

O vice-prefeito Arnaldo Osório também agradeceu a presença dos músicos. “Isso é uma mostra de quanto é valiosa a cultura de nossa cidade. Temos a alegria de ver as tradicionais bandas. Vemos também que jovens integram este momento”, completa.

Já a secretária municipal de Cultura, Míriam Palhares, frisou que o encontro busca valorizar e resgatar a tradição das bandas de música de Congonhas e região.

O presidente e maestro da Corporação Musical Senhor Bom Jesus conta que sempre participa de eventos em outras cidades, levando o nome de Congonhas. “É um prazer muito grande, porque sempre vamos à cidade deles e agora eles estão vindo para cá. É uma alegria ver tantos músicos na nossa cidade”, destaca.

O regente da Corporação Nossa Senhora d’Ajuda, Robson Patrício, diz que “os encontros de banda são importantes porque ajudam a diversificar a qualidade dos gêneros musicais e ajudam a divulgar a arte. Para nós é uma honra podermos colaborar com outras entidades”.

Vindo de Senhora de Oliveira, o baixista Clevaland Felipe da Cunha esteve em Congonhas pela primeira vez. Sobre o encontro, ele afirma que anima muito os músicos. “É um prazer participar de um encontro desse, com grandes bandas”, completa.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.