ESCOLA DE BARBACENA PARTICIPA DO PROJETO “ORGULHO DE SER BRASILEIRO” DA 13ª RPM

Nunca foi tão importante falar sobre patriotismo como no atual momento em que o Brasil se encontra. Partindo do princípio de que as crianças são o futuro do país, torna-se primordial ensiná-las desde cedo o significado de ser patriota. Significado este que nos faz amar e respeitar a Pátria e os símbolos nacionais, como a Bandeira e os Hinos Nacional, da Bandeira e da Independência.

Sendo assim, a 13ª RPM mais uma vez “arregaça as mangas” e coloca em prática mais um projeto de cunho social. Intitulado ” Orgulho de ser Brasileiro- a PMMG mais perto de você “, o projeto tem o objetivo de ensinar as noções de patriotismo e despertar nas crianças o respeito pelos valores da sociedade e pelas suas instituições, mostrando-as a importância da história da nação em que vivem, dos símbolos que a representam e contribuindo assim, para a formação de cidadãos capazes de, por amor à pátria, lutarem por um país mais digno de se viver.

E na tarde desta quarta-feira (04) foi a vez dos alunos da Escola Municipal Tony Marcos de Andrade aprenderem um pouco sobre o patriotismo. Acompanhados pelas professoras Fátima Delbem, Eliana Elias, Flávia Carvalho e Natália Puiatti, meninos e meninas do 1º ao 3º ano visitaram o Complexo Santa Cecília da Polícia Militar de Minas Gerais. Eles foram recebidos pela Banda de Música do Centro de Apoio Administrativo 13 e pelos mascostes PM Amigo Legal e Dare, com os quais puderam cantar, conversar e se divertirem. Ao final desta primeira parte, a banda executou o Hino Nacional Brasileiro e foi aplaudida por todos os presentes.

Após esse momento de descontração e de uma sessão de fotos com os mascotes da Polícia Militar, os visitantes assistiram a uma palestra ministrada pelos instrutores do PROERD cujo tema abordou a educação no trânsito, além da ética e cidadania. Em seguida, as crianças foram agraciadas com uma apresentação do Canil, visitaram a transitolândia, o museu do 9º Batalhão e as dependências do COPOM, onde aprenderam a importância do uso consciente do número 190, além dos prejuízos que os trotes podem causar para a sociedade.

Para a professora Fátima Delbem, esse projeto é de extrema importância nesta faixa etária das crianças, pois estão em fase de formação do caráter. ” Ensinar o patriotismo às crianças é tão importante quanto ensiná-las valores como o respeito, honestidade, amor ao próximo, entre outros. Estes são princípios que irão contribuir para a formação do caráter desse novo cidadão que está crescendo em meio a um período turbulento de nosso país. A Polícia Militar está de parabéns por mais essa iniciativa”, disse a professora.

A visita foi acompanhada por policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar, entre eles o Capitão Glauber Emídio, comandante da 60ª Companhia PMMG. Capitão Glauber explica que esse projeto é encantador, pois a cada visita os militares têm a oportunidade de ensinar valores e semear o amor no coração dessas crianças. “Passar para uma criança os valores que compõe nosso caráter não é laborioso, mas sim um ato de amor para com elas. São esses valores aprendidos na infância que elas carregarão pela vida afora, portanto, estou convicto de que essa nossa pequena colaboração fará a diferença na vida de cada uma delas. É como plantarmos várias sementes hoje para colhermos bons frutos no futuro”, disse.

Fonte: Núcleo de Comunicação Organizacional-13ªRPM/Barbacena.