Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Uma multidão de devotos lotou as ruas de Cipotânea, região da Zona da Mata, para acompanhar a procissão do padroeiro da cidade.  A 55ª Festa de São Caetano começou na última  segunda feira(01),  com intensas atividades religiosas na Igreja Matriz,  sobre a supervisão do Padre Rogério Venâncio de Resende.

São Caetano nasceu em Vicenza no ano 1480. Estudou direito em Pádua e, depois de ter sido ordenado padre, fundou em Roma a Congregação dos Clérigos Regulares (mais conhecidos como Padres Teatinos) com o fim de promover o apostolado, e propagou-a no território de Vicenza e no reino de Nápoles.

Distinguiu-se por sua vida de oração e pela prática da caridade. Toda a vida de São Caetano foi dedicada ao serviço do Reino de Deus, aos trabalhos com os doentes e aos novos sacerdotes que passavam pela Ordem dos Teatinos.  São Caetano faleceu no ano de 1547, com 67 anos, em Nápoles. Suas últimas palavras foram: “Não há outro caminho para o céu a não ser o da inocência e da penitência. Quem abandonou o primeiro caminho, tem que trilhar o segundo”.

No dia em que celebra o Padroeiro, as  ruas da pequena Cipotânea ficam completamente lotadas aguardando pela procissão com a imagem do Santo passar. Moradores enfeitam  a frente de suas casa em sinal de fé e devoção a São Caetano. A importância e simbologia desta festa é tão grande que vários  sacerdotes e bispos de cidades circunvinhas  participam das celebrações litúrgicas na Matriz.  O suntuoso templo religioso que pode ser avistado por vários pontos da cidade, torna-se pequeno nos dias de homenagear o Padroeiro.

Cânticos são entoados carregados de muita devoção e fé por Graças alcançadas em pedidos de intercessão ao Santo Padroeiro, muitos fiéis reservam este dia mais para agradecer do que para pedir Graças. Muitos moradores fazem a questão de enaltecer  e de associar a existência da Festa ao antigo pároco, Padre Argemiro Benigno de Carvalho, que por 18 anos, comandou os serviço religiosos em Cipotânea criando o Jubileu de São Caetano em 1961, o que de una certa forma, não desmerece o atual guardião do Santo, o Padre Rogério Venâncio de Resende, a frente da Paróquia  desde de 1970 e com grande serviços prestados aos moradores da cidade, os quais tem no Padre Rogério, uma grande referência de fé e espiritualidade.

Fotografias cedidas pelo empresário cipotanense, Bruno Balada.