Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Categoria Árvore - Projeto Construção sustentável em regime de mutirão com famílias de baixa renda - UFSJ - Campus de Ouro Branco

Na última quarta-feira, 28 de junho, foram conhecidas as instituições de ensino vencedoras da quinta edição do Prêmio Gerdau Germinar, iniciativa que visa incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino público e privado dos municípios de Ouro Branco, Congo­nhas, Cons. Lafaiete, Ouro Preto (especialmente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito. O evento, realizado em Ouro Branco, contou com a presença de ed

ucadores da região e autoridades locais.

A quinta edição do prêmio registrou um recorde no número de inscrições, ao todo foram 93 projetos e os vencedores de cada categoria foram o projeto “Refeitura – Na hora do recreio a leitura também está no cardápio”, da Escola Municipal Deputado Ely Franco, de Conselheiro Lafaiete (Categoria Sementinha); projeto “Sustentabilidade: Espaço Ecológico de Leitura, Lazer e Contemplação da Natureza”, da Escola Municipal Laura Queiroz, de Itabirito (Categoria Raiz); projeto “Estações de Conhecimento Vegetal”, do Colégio Batista Mineiro, de Ouro Branco (Categoria Folha); projeto “Horta Automatizada Sustentável”, da Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, de Ouro Branco (Categoria Fruto); projeto “Aprender para se cuidar”, da Apae de Itabirito – Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira (Categoria Flor); projeto “Construção Sustentável em regime de mutirão com famílias de baixa renda”, da UFSJ – Unidade Ouro Branco (Categoria Árvore).

Para o diretor industrial da Gerdau da usina Ouro Branco, Carlos Hamilton de Oliveira Pimenta, iniciativas como o Prêmio Gerdau Germinar são capazes de mobilizar não apenas os alunos e educadores, mas também as famílias, trabalhando o tema educação de forma ampla. “As transformações e as soluções para uma localidade ou para um país devem, necessariamente, passar pela educação. E a premiação é uma forma de a Gerdau contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos”, ressaltou.

Este ano, o evento contou com um brilho a mais, as artesãs de Miguel Burnier, que participam do Projeto Roda de Conversa, foram as responsáveis pela produção das flores de palhas usadas nos arranjos das mesas. Desde 2010, o projeto é desenvolvido na comunidade pela Gerdau por meio do Programa Gerdau Germinar.

Nesta edição, mais de 65 escolas públicas e privadas inscreveram-se no prêmio. O vencedor de cada uma das seis categorias receberá uma verba que deve ser utilizada para implantação e execução do projeto, que terá início ainda em 2017. Todas as equipes premiadas terão o acompanhamento da Gerdau para o desenvolvimento da ação, com o intuito de colaborar para o alcance dos resultados esperados.

De acordo com o diretor executivo da Gerdau Mineração, Aloysio Carvalho, ações como essa reforçam a importância dos educadores na formação dos alunos. “O Prêmio Gerdau Germinar promove a conexão entre a educação, o meio ambiente e a sustentabilidade. E os educadores são os responsáveis por plantar e germinar as ideias inovadoras que fazem diferença na formação das pessoas e das comunidades”.

Realizado com o direcionamento do Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia, o Prêmio Gerdau Germinar de Educação Ambiental foi criado para estimular as escolas no desenvolvimento de projetos que possam fazer diferença e estabelecer ganhos mútuos na relação entre as pessoas e o meio ambiente.

Mais sobre os projetos vencedores

Categoria Sementinha – Escolas de Educação Infantil

Escola Municipal Deputado Ely Franco (Conselheiro Lafaiete)

Projeto Refeitura – Na hora do recreio a leitura também está no cardápio – estimular novas interações, integrar os alunos e professores para descobrirem o mundo a partir da leitura, de uma forma lúdica, em um ambiente colorido, diferenciado e agradável. O tema meio ambiente será abordado por meio de histórias e livros paradidáticos, levando os alunos a compreensão e complexidade das questões ambientais de forma prazerosa e educativa.

Educadora responsável: Simone Cristina da Silva Maciel

Categoria Raiz – Escolas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano

Escola Municipal Laura Queiroz (Itabirito)

Projeto de Sustentabilidade: Espaço Ecológico de Leitura, Lazer e Contemplação da Natureza – contribuir para a interligação dos aprendizados, principalmente os relacionados à valorização da leitura, às manifestações artísticas e culturais da escola, além do cuidado com o meio ambiente. Será construído um quiosque em forma de pergolado com bancos e um jardim sustentável. Um viveiro e composteira também foram pensados para compor o espaço diferenciado, que abrigará ainda atividades interdisciplinares de qualidade.

Educadora responsável: Flávia Mendanha Alves

Categoria Folha – Escolas do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano

Colégio Batista Mineiro (Ouro Branco)

Projeto Estações do Conhecimento Vegetal – construção de locais nos quais os temas Ecologia e Botânica poderão ser abordados de forma teórica e prática.

Nas estações, os alunos terão a oportunidade de realizar experimentos sobre fotossíntese, tropismo vegetal e produção de mudas que propiciarão a interação positiva com o meio ambiente, o desenvolvimento do pensamento científico e a formação de um comprometimento na preservação ambiental.

Educadoras responsáveis: Cidiléia Adami e Michelle Picinin

Categoria Fruto – Ensino Médio

Escola Estadual Levindo Costa Carvalho (Ouro Branco)

Projeto Horta Automatizada Sustentável – construção de uma horta que une a produção vegetal e aparato tecnológico para captação da água de chuva e também para gerir o processo de irrigação, que será automatizado. Serão plantadas hortaliças que servirão de complemento na refeição oferecida aos alunos e, caso haja produção excedente, serão doadas para a comunidade. Um viveiro e uma composteira também fazem parte dessa iniciativa. O projeto será desenvolvido pelos alunos e professores da escola e terá o acompanhamento e auxílio técnico de professores do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Branco.

Educadora responsável: Poliana da Silva Rocha

 

Categoria Flor – Instituições de Ensino Especial

Apae (Itabirito) – Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira

Projeto Aprender para se cuidar – visa a implantação e aquisição de materiais de laboratório para auxiliar nas aulas de ciências. Os principais assuntos abordados serão anatomia humana e microbiologia, com a finalidade de tratar o tema higiene pessoal, visto que, grande parte dos alunos não conhece o assunto por não ser abordado no ambiente familiar.

Educadora responsável: Marcelo Silva Celestino

Categoria Árvore –  Ensinos Técnico e Superior

Universidade Federal de São João Del Rei  – UFSJ (Ouro Branco)

Projeto Construção sustentável em regime de mutirão com famílias de baixa renda – nasceu da necessidade de exercitar princípios de sustentabilidade com alunos de engenharia civil. Em Ouro Branco, assim como nos demais locais, as populações economicamente desfavorecidas são as que mais podem se beneficiar das técnicas de construção sustentável. Um grupo formado por alunos, representantes da ONG “Engenheiros sem Fronteira” e professores da Universidade Federal de São João del Rei – Campus Ouro Branco, propõem uma formação sobre construção com tijolos ecológicos, destinada para jovens que residem em bairros carentes e que estejam desempregados.

Educador responsável: Eduardo Sarquis Soares

Fotos/Créditos: Eduardo Rocha

Fonte:  Gisiane Alves/Relacionamento com a Imprensa -Gerdau.