GUARDA MUNICIPAL ENCERRA FESTIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DA CORPORAÇÃO

o Comando da Guarda Municipal de Varginha sendo recepcionados pelo Comando da Guarda de Barbacena

A Guarda Municipal de Barbacena, encerrou a semana de comemorações  pelos 20 anos de sua fundação com exibição de cinema ao ar livre  na noite da última sexta feira}(28) com o filme: ‘Zootopia’, em parceria com o Projeto Esporte e Cidadania e a  Ronda Escolar na sede  da Corporação, localizada no bairro Valentim Prenassi,  Já no sábado(29), foi realizada a operação presença  na área central da cidade, distribuindo informativo educativo a população local.

 

As festividades  tiveram início no dia 24/10, com a realização de  culto ecumênico  no Centro Operacional da Guarda Municipal, contou com as presenças da comunidade, do Juiz, Doutor Joaquim Gamonal, dentre outros…  Nos dias 25 e 26/10, houve instrução e treinamento especial em um intercâmbio promovido com a Guarda Municipal da cidade de Varginha, que contou com a presença do  Comandante Gerson Alves da Trindade e do GM Mendonça, do Serviço de Inteligência da  Guarda daquele município. No dia 27, foi realizada palestra no auditório da Faculdade de Medicina com tema: “A inserção das Guardas Municipais no contexto segurança pública mediante o Estatuto Geral das Guardas Municipais.” ministrada pelo o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM), Oséias Francisco da Silva. Diversas autoridades políticas e militares da região marcaram presença na Palestra.

O comandante da Guarda Municipal de Barbacena relembra os primórdios de como foi o surgimento da corporação:  ” comemorar estes 20 anos  é também um desafio por tudo que já enfrentamos desde o início das atividades de quando começamos e tivemos que montar toda uma estrutura física que não existia para a Guarda Municipal. Na época, recebemos um prédio que acabada de ser desativado onde funcionava uma escola  e neste espaço, tivemos que superar desafios e vencê-los, para pudéssemos montar toda uma estrutura para que fosse logrado êxito em dar início as nossas atividades. Hoje, passado estes 20 anos, relembrar tudo isso  e comparar com o que temos hoje, podemos dizer que vencemos uma grande etapa, mas que ainda temos um longo caminho a percorrer, a responsabilidade aumentou, e ainda percebemos que muitas pessoas ainda tem o pensamento de que a Guarda Municipal cuida apenas  da área patrimonial, mas essa realidade mudou com a chegada do Estatuto Nacional das Guardas Municipais,  criado através da Lei  nº 13.022, que  inseriu a guarda como força atuante de segurança  pública em conjunto com as demais forças de segurança existente no Estado. Consequentemente esta responsabilidade de fato aumentou, pois, a partir do momento em que um guarda que esteja devidamente identificado  e presente nos logradouros  ou mesmo nos postos de prestação do serviço público a comunidade, ele terá uma responsabilidade dobrada, além da segurança patrimonial, agora ele terá a responsabilidade em atuar na questão da segurança pública de todo o cidadão. Com isso, continuamos  com os próximos anos com mais este desafio, de alavancar mais ainda na nossa missão que certamente seguirá adiante,” explanou o Comandante GM 3 Nilton Gonçalves Nésio.

Para o sub-Comandante, GM3 Itamar Souza Junior, ” Neste ano em que completamos 20 anos de existência e de serviços prestados a comunidade  barbacenenses, tivemos uma programação bem extensa  e diversificada que marcam de forma importante  e decisiva a importância da Guarda Municipal no dia a dia da cidade,”concluiu Itamar.

São vários os projetos que fazem parte da programação de atividades da Guarda Municipal: “Esporte e cidadania”, que atende cerca de 90 crianças do bairro Valentim Prenassi e adjacências, que  acontece todas as terças e sextas-feiras; e o “Ronda Escolar”, quando guardas municipais fazem visitas tranquilizadoras nas instituições e acontece em dias alternados. Dentro desse projeto são realizadas nas escolas palestras preventivas com temas ligados a drogas, direitos e deveres, bullyng e outros.

Criada em setembro de 1996, no primeiro mandato do Prefeito Toninho Andrada, a Corporação  é formada atualmente por cerca de 80 guardas entre homens e mulheres, dispõem de sede própria localizada no bairro Valentim Prenassi.

 

Fotografias: Januário Basílio.