Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Cultivar um ambiente saudável para impedir o mal.

“Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos. E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo”. Marcos 5.1-3.

As famílias desta época estão sendo bombardeadas por dardos malignos, seja através da mídia, da internet ou de instituições seculares que já possuem este objetivo. No entanto, o que pode ser observado é que as pessoas também têm contribuído para que isso aconteça, seja por ingenuidade, por negligência ou por falta de estabelecer prioridades para suas vidas.

Muitos fatores têm transformado os lares em ambientes impuros, promíscuos e propícios a que demônios e suas legiões se instalem e não queiram mais sair, porque estes ambientes se tornaram muito favoráveis e cômodos para eles.

Gedara era uma cidade infestada por legiões de demônios, porque seu ambiente lhes era extremamente favorável. Era uma cidade próspera, porém materialista; seus habitantes preocupavam-se em excesso com coisas relativas aos bens terrenos. Sua riqueza gerava em torno da criação de porcos, animais que, no Velho Testamento, eram considerados impuros para os judeus, porque eram utilizados em rituais pagãos como ofertas de sacrifício aos seus inúmeros deuses (Is 66.3, 16-17).

O versículo abaixo mostra um diálogo entre Jesus e o demônio que possuía o gadareno que habitava nos sepulcros daquela cidade:

“E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora da região.” Marcos 5.9-10.

Percebe-se ao longo deste relato que, se um lugar é propício à habitação de demônios, eles desejarão muito ficar ali. Portanto, um lar onde as pessoas não cuidam de sua espiritualidade, inconstantes na fé, que ora servem a Deus ora servem a outros deuses, que não vivem em integridade, que só se preocupam com bens materiais e na satisfação imediata de seus desejos e vontades, torna-se um ambiente propício e agradável à presença do mal.

Somente a presença de Deus abençoará os lares plenamente e, consequentemente, este mal perderá seu poder de atuação no ambiente familiar. Como tem sido seu lar? Ele desfruta da presença de Deus? Há ensinamento e prática de princípios cristãos, em cumprimento à Palavra do Senhor que é viva e eficaz?

Em Marcos 5.3 está escrito que o gadareno tinha sua morada nos sepulcros.

Existem muitos lares em semelhante situação. São como sepulcros: com sofrimento, escuridão, pecado, infidelidade, promiscuidade, permissividade e condutas  que advém de uma vida morta para Deus.

Mas assim como o endemoniado de Gadareno teve sua vida transformada por Jesus, um lar com a presença dEle, poderá se tornar abençoado. Os lares devem ser ambientes de felicidade, de paz e harmonia, onde as pessoas queiram e anseiem estar.

Para tornar o lar em um ambiente de Bênçãos, deve-se atentar para esta passagem:

 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8.(grifo nosso)

Tudo isso deve ser buscado por nós, para que o nossa casa se torne abençoada. O lar é o mero reflexo daqueles que o compõem. Quer um lar abençoado, onde o mal não possui força?  Cultive em si mesmo e nos seus familiares, através da Palavra, da Oração e da vida diária com Deus, os conselhos do Apóstolo Paulo na epístola supra citada.

Após a saída do demônio da vida do gadareno, a sua felicidade e gratidão era tanta que ele queria seguir com Jesus. Porém, para cada um Deus tem uma missão e ela começa pelo lar. Veja as palavras de Jesus para ele:

“… Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.” Marcos 5.19.

Assim como ocorreu com aquele homem, você também deve testemunhar de Jesus, compartilhando com os seus o que Jesus já fez na sua vida e ainda está fazendo, transformando seus hábitos e atitudes conforme a Palavra que você vai aprendendo. E assim sua casa será fonte de bênçãos e como alguém já disse: “O lar deve ser o reino do pai, o mundo da mãe e o paraíso dos filhos”.

Pastor Johnson Marçal