LANÇAMENTO DA COLUNA ALAN PATRICK, FALANDO SOBRE SAÚDE VOCAL. CONFIRAM!

Saúde vocal

O ano novo chegou e uma das metas mais estabelecidas para inicio do ano é cuidar do corpo: fazer dieta, praticar exercícios físicos, enfim, cuidar da saúde para começar bem o ano.

E por que não pensar também em saúde vocal? A voz é um valioso instrumento de trabalho utilizado em várias áreas da vida cotidiana e por isso merece atenção e cuidados especiais.

Assim como um atleta de alta performance  cuida do seu corpo para ter um bom desempenho, nós, os profissionais da voz devemos estar atentos a alguns cuidados que podem contribuir para nossa atuação. Por isso é importante conhecermos bem nosso precioso instrumento de trabalho e cuidar dele da melhor maneira possível.

Neste período estarei compartilhando com você que se preocupa com a saúde da sua voz e precisa estar saudável para cantar, palestrar, ministrar aulas, ou realizar quaisquer outras atividades que envolvam o uso constante da voz várias dicas e curiosidades sobre saúde vocal, que são os cuidados que devemos ter com a voz para prevenção de qualquer alteração vocal e também para a manutenção da qualidade da voz.

Hoje, abordaremos aqui o tema alimentação.

O aparelho fonador (produtor da voz), na verdade, é oriundo de partes de outros dois aparelhos: o digestivo e o respiratório. Portanto, a alimentação tem papel crucial na vida do cantor ou qualquer outro profissional da voz, por envolver diretamente algo que está intimamente interligado ao nosso sistema de emissão vocal.

 

Mesmo que o alimento não passe pelas pregas vocais, o reflexo que ele pode gerar, pode determinar muito de como nossa voz estará. Sendo assim, seguem algumas dicas sobre alimentação:

 

  • Evite alimentos pesados antes de cantar ou fazer qualquer outra atividade que envolva o uso da voz pois o estômago cheio diminui a capacidade pulmonar trazendo prejuízos à atividade vocal;
  • Evite chocolates e/ou comidas gordurosas pois eles aumentam a produção de muco;
  • Evite bebidas alcoólicas pois elas causam desidratação prejudicando a voz:
  • Evite café, pois além de causar desidratação também pode provocar refluxo prejudicando a saúde da voz;
  • Tome bastante água pois a hidratação completa do corpo levará à hidratação das cordas vocais;
  • Coma maçã, pois por ser adstringente, estimula uma salivação mais fina, tornando mais agradável o cantar ou praticar qualquer outra atividade vocal.

 

  • Dica bônus: Caso você precise de uma hidratação das cordas vocais instantânea, utilize um nebulizador ou respire com a boca aberta na hora em que estiver tomando banho!

Aproveite bem as dicas e até a próxima!

Fotografia: Arquivo Pessoal/Alan Patrick

Alan Patrick, é Cantor e Compositor, Professor de Música, filiado a Ful Voice, referência de técnica vocal no Brasil.

Para aprender Técnicas Vocais com o Alan Patrick e agendar contatos: Ligue: (32) 9 8506-8870