MONUMENTOS DO CRISTO REDENTOR SÃO LOCAIS DE GRANDES VISITAÇÕES EM CIDADES DE MG

Após a construção do monumento do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro, entre 1922 e 1931, diversas outras cidades brasileiras construíram monumentos bem semelhante ao da cidade carioca. Alguns até, com altura bem próxima ao do original, apesar de alguns dos momentos pesquisados não especificar em detalhe se a referida altura está incluída a base ou “pedestal” do monumento. O da cidade maravilhosa por exemplo, tem altura total de 38 metros, sendo 8 metros somente do pedestal e o restante, 30 metros, do monumento.

Em Conselheiro Lafaiete (Foto(abaixo): Januário Basílio), cidade localizada na região do Alto Paraopeba em Minas Gerais, o monumento construído na década de 80 e inaugurado em 12 novembro de 1988, tem comprimento de 29 metros, não sendo  possível afirmar se informação em específico está relacionada com a inclusão do pedestal.

No entorno da área onde está localizado o monumento do “Cristo” no Bairro Santa Efigênia em Conselheiro Lafaiete, além de uma bela visa da cidade, o local é muito frequentado pela população local e por turista para a prática de laser e esporte, além da realização frequente de eventos culturais, sobre tudo, no finais de semana.

Mas um detalhe é importante é bom ressaltar: o de evitar subir no  entorno do monumento no período noturno devido a presença de usuários de drogas que tem se tornado frequente naquele local, principalmente em dias de semana quando o lugar fica pouco movimentado.

Outras diversas cidade do Estado possuem este tipo de monumento que em alguns casos, estão em pontos estratégicos  compondo a paisagem urbana destes municípios, e são construídos em locais de maior altitudes.

Em Poços de Caldas (foto- abaixo: Reprodução), cidade localizada no Sul de Minas, construído em 1958, o monumento está localizado no alto da Serra de São Domingos, a cerca de 1.686 metros de altitude, mede 30 metros de altura, sendo 14 metros do pedestal e o restante, 16 metros, da imagem.

Além da linda vista de Poços de Caldas e de seu entorno cheios de atrativos, para se chegar até ao  topo da serra, o vistante tem duas opções: pegar uma estrada que serpenteia a Serra de São Domingos, ou sobrevoar de teleférico o centro da cidade, passando por sobre a vegetação densa da serra.

Um curiosidade desta cidade sul-mineira, é que ela está localizada dentro de uma cratera de um vulcão adormecido, e parece que faz sentido, nas visitas que realizei na  cidade tive esta mesma impressão ao ver o seu entorno cercado por grandes morros a sumir de vista, e lindos por sinal, assim como a cidade.

Um dos mais recentes ou, o mais novo monumento erguido do Cristo Redentor no Brasil, está localizado na mineira Muriaé (foto acima: Silvan Alves), na região da Zona da Mata. Inaugurado em dezembro de 2016. o complexo do Cristo Redentor no no bairro Chácara Brum, em Muriaé, além do momento principal, o Cristo, ainda possui uma ampla igreja, estacionamento para veículos e uma vista muito próxima da cidade que cortada pelo Rio Muriaé. O monumento em específico, possui comprimento total de 30 metros, sendo 24 da estrutura do “Cristo”, e seis metros do pedestal.

 

A estátua do Cristo Redentor  no Rio de Janeiro, pesa 1.145 toneladas, é considerada a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que o monumento do Cristo Rei em Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo em la Concórdia na Bolívia (a segunda maior escultura).