PAISAGEM URBANA DE BARBACENA – REGIÃO DA RUA BAHIA REGISTRADA EM 2007

As transformações sofrida na última década no que tange ao crescimento populacional ocorrido em  diversas cidades brasileiras, vem refletindo uma cena  que antes era muito rara de se acontecer,ficava restrita apenas em cidades de médio e grande porte, ou, naqueles que estão inseridos em regiões metropolitanas, que é o aceleramento populacional dos municípios do interior do brasil com a migração constante de pessoas percorrendo o caminho inverso ao de décadas passadas, ou seja, deixando as capitais e os grandes centros urbanos para morar em cidades do interior brasileiro em busca de qualidade de vida e por mais segurança á família.

Minas Gerais é um dos estados que reflete bem esta situação, sobre tudo, nos municípios localizados na região do Sul e Sudoeste  do Estado. Nestas regiões, além da grande vocação agrícola e da pecuária, outros fatores tem contribuído para  que estas regiões sejam mais atrativa economicamente para se investir, a localização geográfica é uma delas, situadas na divisa com o estado mais rico do país (São Paulo), tornando-as importante fonte de atração para investidores.  contribuindo na escolha destas regiões para a instalação de novas empresas, dentre outros fatores…

No Campo das Vertentes, que tem Barbacena como sendo o principal centro comercial e político da região, vem sofrendo  com a falta de grandes  investimentos públicos e privados no reaparelhamento das cidades, comprometendo  com o futuro destes municípios.  Um destes gargalos é o desemprego e a falta de grandes investimentos no setor da economia local. Mesmo com estas carências, Barbacena não parou o ciclo de crescimento, apesar de tímido, a cidade tem passado por expressivo crescimento na área populacional, haja visto as construções de novos empreendimentos residenciais que vem surgindo na cidade nos últimos anos, junto com estes investimentos, as transformações são inevitáveis e mudam a paisagem urbana do município, que  mesmo que de forma tímida, se compararmos ao crescimento experimentado por outros municípios localizados em regiões economicamente mais ricas do que a nossa, traz alterações no contexto urbano de Barbacena.

Esta foto acima, registrada por mim (Januário Basílio) no ano de 2007 e a outro ao lado, registrada em meados da década de 90,  mostrando a região da cidade que é cortada pelo córrego da Rua Bahia, demonstra uma destas pequenas alterações corrida nos últimos anos no município, quando antigamente esta  região era pouco povoada. De lá pra cá, muitas forma as construções erguidas somente nesta parte da cidade, isso sem falar em outros bairro que passaram por transformações maiores, é claro que, nem sempre as ações públicas no que tange á investimentos, acompanharam o mesmo ritmo. É necessário investir na qualidade de vida da nossa população, mas tudo isso depende de planejamento para que os investimentos neste setor não sejam perdido com o passar do tempo.