Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

O prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro (PSDB), foi eleito pela quarta vez e por aclamação presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (CISRU) da Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, para o mandato de 2018. A eleição dos Conselhos Diretor e Fiscal aconteceram nesta quarta-feira, 17, na sede do consórcio, em Barbacena. O CISRU atende 51 municípios filiados e abrange as microrregiões Congonhas/Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei e Barbacena.

“Agradeço muito aos prefeitos que me reconduziram para um mandato a frente deste importante consórcio, que salva vidas, por meio do serviço do SAMU 24h da nossa região. Ele tem sido modelo para os demais que estão sendo implantados no Estado. Felicito também a nossa excelente secretária executiva, Ormesinda M. Barbosa Salgado, e toda a equipe pelo trabalho desenvolvido”, disse José de Freitas (Zelinho) após a aclamação.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda não repassou ao CISRU as parcelas de recursos de outubro, novembro e dezembro e ainda reteve o dinheiro do Governo Federal que também se destian aos consórcios desta natureza. O prefeito José de Freitas Cordeiro (Zelinho), prometeu levar esta causa dos prefeitos da Macrorregião Centro-Sul para a Associação Mineira de Municípios (AMM), do qual ele é secretário, para que juntamente com outras centenas de prefeitos do Estado adquiram força a fim de exigirem o cumprimento desse dever por parte do Governo do Estado. “O nosso consórcio é o único de Minas em que os municípios estão adimplentes, ou seja, em dia com os repasses para este serviço. Seria impossível prestar o serviço do SAMU à população e honrar com o pagamento da folha de pagamento neste período, não fossem gestão de excelência do nosso CISRU e a responsabilidade de nossos prefeitos”, completou o presidente.  A secretária executiva, Ormesinda M. Barbosa Salgado, comunicou aos municípios consorciados que oito ambulâncias foram trocadas no final de 2017, com apoio do Ministério da Saúde, o que também contribui para a redução de custos, já que com veículos novos a necessidade de manutenção da frota diminui.

Entenda como funciona o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o número de óbitos está sendo reduzido, como o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Atualmente o SAMU Centro-Sul possui 18 bases descentralizadas em Alto Rio Doce, Barbacena, Barroso, Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Madre de Deus, Nazareno, Ouro Branco, Piranga, Resende Costa, Rio Espera, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes.

Concurso Público

A assembleia desta quarta-feira definiu também pela prorrogação até 19 de fevereiro a inscrição para o Concurso Público do CISRU, que é feita pelo site www.ibgpconcursos.com.br. Os cargos a serem preenchidos são de condutor de socorrista, técnico de enfermagem, auxiliar de Regulação Médica, auxiliar administrativo, operador de frota, auxiliar em Farmácia, técnico em Segurança do Trabalho, assistente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo e analista administrativo.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.