Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

As secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Gestão Urbana da Prefeitura Municipal de Congonhas, através da Guarda Municipal e Defesa Civil, participa do projeto “Plante uma Árvore”, desenvolvido pelo Rotary Club de Congonhas, que visa a recuperação da flora e da fauna no município. O projeto conta ainda com as participações e apoio de várias empresas da região, entre elas, a Vale, Copasa, Emater, IFMG,, Polícia Militar, associações de moradores , e também, Ferrous Resources do Brasil, que doou 200 mudas de árvores nativas para o primeiro final de semana de plantio.

A ação começou beneficiando uma Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Santa Vitória, próximo ao córrego Macaquinhos, que recebeu 100 árvores nas margens da estrada de acesso ao bairro, e outra APP, nas proximidades da UBS Praia, na rua Santo Antônio, onde 40 árvores foram plantadas, com objetivo de recuperar uma nascente que abastecia quatro casas e ainda servia a quem passava por aquela via, mas que praticamente secou.

O Rotary Internacional solicitou a cada um dos 1.200.000 rotarianos que plantem plantar uma árvore. Em Congonhas são 34 membros. O responsável na cidade pela Comissão de Meio Ambiente, Moacyr Jr., resolveu ampliar o projeto e se aproximou da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e depois de outros parceiros. “O importante na sequência foi chamarmos a população a participar dele. Conversamos com a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Profeta, Joaquim Murtinho, São Luís e Praia. Após a escolha das primeiras áreas a serem recuperadas, o corpo técnico do projeto definiu pontos importantes como que espécies plantar em cada local. Com base nessas duas primeiras experiências, o projeto será detalhado, definiremos pontos prioritários a serem cumpridos. Nossa ideia é a população participar diretamente do projeto para embelezarmos a cidade e elevar a qualidade de vida, melhorando o ar, potencializando as nascentes. Em seguida, vamos trabalhar para aumentar nossa fauna”, explica Moacir.

A moradora do Santa Vitória, Maria Vicentina, gostou de acompanhar o plantio de árvores no bairro. “Cuidar da natureza é a melhor coisa que tem, vamos plantar mais árvores, que Deus nos deu, e não cortá-las. Elas conservam uma mina que temos aqui. Aliás, estou indo lá agora para encher a lata de trazer pra casa”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de Criação e Gestão de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente, Marlene Henriques Barbosa, “com essa crise hídrica que assola o mundo, é de suma importância plantar árvores porque elas aumentam o número de nascentes preservadas. A Secretaria está se envolvendo em alguns projetos com este do Rotary e quer torna-lo piloto e contribuir para que ele chegue a todo o Município, com apoio de mais entidades”, afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, e o diretor Rodrigo Lorran representaram aquela pasta do Governo Municipal nos dois primeiros dias de plantio de árvores por meio do projeto do Rotary. “Somos parceiros da família Rotary, esta iniciativa deles é ótima. Convidamos as pessoas a participarem dessa missão tão importante. Vimos muito verde sendo queimado no último período de seca e temos de recuperar estas e outras áreas e da cidade”, destacou. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) estuda propor aos organizadores do projeto o plantio de mudas também nas áreas onde há equipamentos de prática esportiva e de recreação, como ginásios, campos de futebol e praças da cidade.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.