Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Santos Dumont tem quatro casos suspeitos de morte de macacos por febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont, através da Secretária Leatrice Joyce Schubert, alerta a população para o cuidado e atenção redobrada com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, devido a morte suspeita de quatro macacos que aparentaram quadros com suspeitas ter sido causados por febre amarela.

Na última semana, foram encontrados quatro macacos com os sintomas de febre amarela em diferentes regiões da cidade, sendo um macaco no distrito de Samambaia, dois na mata da Dow Corning, no centro, e outro no bairro Graminha.

De acordo com  Joyce Schubert,  o primeiro macaco encontrado, foi encaminhado para análise na Fundação Ezequiel Dias ( FUNED) em Belo Horizonte, onde os testes laboratoriais estão sendo realizados para que se obtenha o diagnóstico.

“Nós, juntamente com a Polícia Florestal, encaminhamos o macaco para Juiz de Fora, onde o mesmo foi sacrificado por estar muito doente. Logo após, o macaco foi encaminhado para Belo Horizonte, e o resultado estará em nossas mãos na próxima semana”, disse Joyce.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de prevenção contra a febre amarela em janeiro deste ano, mas boa parte da população ainda não foi vacinada. Diante das suspeitas, a vacinação está sendo intensificada em todo o município. Oito equipes, com enfermeiros e agentes de saúde, estão visitando casa por casa na zona rural realizando um trabalho de “varredura”, ou seja, vacinando pessoas que ainda não foram vacinadas, além do rastreamento das matas. A faixa etária para vacinação vai de 09 meses a 60 anos. Acima de 60, a pessoa deve procurar um posto de saúde, consultar com um médico, que irá liberar ou não a vacina, mediante o histórico de saúde do paciente. Os postos de saúde e a Central de Vacinação (ao lado do SAMU) estarão abertos de segunda à sexta-feira, de 08h às 17h. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, só não precisa se vacinar quem já recebeu a vacina alguma vez na vida. “Pedimos a toda à população que vacine contra a febre amarela, pois é a única forma de prevenção. Febre amarela mata”, ressaltou a Secretária.

A Coordenadora de Vigilância de Saúde, Odinéia Amorim, alerta sobre a importância da conscientização da população para a vacinação, e também, para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “É muito importante que a população cuide de suas casas, evite o acúmulo de água parada e ambientes que possam favorecer o desenvolvimento das larvas que, além da febre amarela, transmitem a dengue, zika e chikungunya”, lembrou Odinéia.

Fonte: Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santos Dumont.

Foto/arquivo: Reprodução-internet.