VERTENTES DAS GERAIS PRESTA HOMENAGENS PELO ANIVERSÁRIO DE PADRE EUDES ARAÚJO

Uma das lideranças religiosas mais influente de Barbacena, fez aniversário na última sexta feira (01). Em meio a celebrações religiosas, e próximo de seus fiéis, Padre Eudes festejou mais um ano de vida.

Padre José Eudes de Carvalho Araújo, pároco da Paróquia de Santo Antônio, é uma importante liderança em nossa cidade, além dos trabalhos que exerce como pároco de uma paróquia tão extensa e populosa a qual representa a Paróquia de Santo Antônio, onde estão inseridos pelo menos sete bairros, Eudes em sua grande sabedoria não tão e somente ligada a religião católica, também é um profundo e conhecedor dos problemas em cada um destes bairros, e desde décadas, ele tem se militado a enfrentá-los juntamente com a comunidade, e desde que chegou para atuar como pároco, inúmeros foram os benefícios conquistados através dele para os bairros.

Articulista por natureza e persistente em obter êxitos em suas buscas por recursos para serem aplicados em benefícios da paróquia e das comunidades de um modo geral, Eudes desde então, sempre foi uma espécie de “prefeito” da região paroquial, tamanha a quantidade de obras e de serviços já canalizados por ele em prol da população daquela região.

Os reflexos de suas intervenções frente a diversas classe políticas que estiveram a frente da gestão pública de Barbacena, podem ser observadas  nas obras que ele conseguiu atrair para os bairros, como por exemplo; A abertura, pavimentação e instalação do sistema de iluminação pública, daquela que atualmente representa a principal via de acesso ao Bairro Santo Antônio, a Demétrio Ribeiro. Naquela época, ela é foi uma das poucas vias urbana de Barbacena dotada de tamanha infraestrutura, ainda mais, que se levarmos em conta que  grande parte das ruas da cidade naquele período eram de terra. Também é mérito de sua dedicação e persistência, a chegada de grandes escolas para o bairro,dentre elas estão; a Escola Polivalente (atual, Professor João Anastácio), Escola Municipal José Moreira dos Santos, Escola Maria do Rosário, Escola Estadual Alberto Vieira no bairro Santa Efigênia, implantação do CAIC, Creche Escola Santo Antônio, da COHAB-Conjunto Habitacional Evangelina Boavista, Posto Policial, Posto de Saúde, dentre as diversas outras conquistas realizadas através de suas indicações e parcerias com órgãos e instituições públicas de Barbacena, o que demonstra a importância que Padre Eudes tem para a cidade de Barbacena, sobre tudo, para a Paróquia de Santo Antônio.

Quando se celebra o aniversário de um grande líder da envergadura de Padre Eudes, a cidade festeja junto com ele tudo aquilo que ele conquistou com muito sacrifício, dedicação e amor que tem pela comunidade e pelo seu povo, tamanho o carisma e respeito que ele recebe dos paroquianos.

A profundidade e o conhecimento que Padre Eudes tem sobre sua paróquia é de se admirar, ele é capaz de saber o nome de grande parte dos fiéis que frequentam as cerimônias religiosas no Santo Antônio, e ainda, de apontar a que família pertence, tamanho o vínculo que tem com seus paroquianos.

Eudes gosta de utilizar o momento da Homilia durante as celebrações religiosas para falar dentre outros assuntos, problemas vivenciados nos bairros da paróquia, os benefícios obtidos em prol da comunidade, e ás vezes, temas ligados a política local, e tudo isso, sem deixar de falar do principal: as reflexões  sobre o evangelho.

Segundo informações da Paróquia de Santo Antônio, Padre Eudes iniciou sua vida profissional como professor, no mesmo ano de sua chegada a Barbacena, em 1963. Lecionou Organização Social e Política na Escola Agrotécnica Federal (atual IF Sudeste MG). e também , na Escola de Comércio Prof. Plínio Alvarenga,  no Colégio Imaculada Conceição e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar-EPCAr . Nesta últma, mais tarde, depois de aprovação em concurso, substituiu Pe. Antônio Viçoso como Capelão na unidade. Graduou – se na primeira turma do Curso de Letras da UNIPAC, onde também ministrou aulas de Filosofia. Graduou – se na primeira turma do Curso de Letras da UNIPAC, onde também ministrou aulas de Filosofia. É imortal da Academia Barbacenense de Letras (ABL) criada em 9 de outubro de 1977 e Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos ( ASMEF ).

O Portal de Notícias Vertentes das Gerais, presta justas homenagem aquele que tanto fez prol de sua comunidade; parabéns Padre Eudes, por festar mais um ano de vida, e grande parte dele, dedicados aos serviços paroquianos e comunitários. Que Deus o abençoe sempre”