Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

A Vesperata de Diamantina foi reconhecida como patrimônio cultural de Minas Gerais. A Lei 22.456, que reconhece o atrativo musical como patrimônio, foi publicada pelo governador do estado, Fernando Pimentel (PT), no último sábado (24).

A norma se baseou no projeto de lei de autoria do deputado Carlos Pimenta (PDT), que foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 6 de dezembro.

O show acontece ao ar livre desde o fim da década da 1990, na Rua da Quitanda, no centro histórico da cidade da Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, dois sábados por mês, de março a outubro, quando não chove em Diamantina. Nas sacadas e janelas dos prédios históricos ficam os músicos, que são regidos por maestros que se posicionam no meio da rua, entre os espectadores.

Sentado em mesas ou mesmo em pé, o público é atendido por garçons dos bares próximos, tornando a programação ainda mais agradável, com a opção de degustar tira-gostos tipicamente mineiros. A banda é regida e composta por integrantes do 3º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e por jovens músicos da Orquestra Mirim.

O tenente Everton da Luz Ferreira, um dos regentes que participa da Vesperata, contou que o patrimônio é um reconhecimento do trabalho. “A notícia é excelente. Pra gente aqui é uma maravilha. É um evento muito grandioso. É um reconhecimento do trabalho que a gente faz”, afirmou.

Ferreira disse que está há três anos à frente da banda do 3º Batalhão da PM. Além do grupo, uma banda mirim também se apresenta no evento. No repertório estão apresentações de músicas populares brasileiras e internacionais.

Fotografia: José Maria

Patrimônio Cultural da Humanidade
Diamantina é uma das cidades de Minas cujo centro histórico possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1999.

“Atualmente a Vesperata é um evento que ocorre uma vez por mês num sábado. Coincidimos nossa visita à cidade com a Vesperata de Maio/2013 e pudemos conferir a animação da festa, onde os  músicos se apresentam tocando seus instrumentos nas janelas e sacadas dos velhos casarões para o público que assiste nas ruas da cidade. Recomendamos  o evento,  pela oportunidade de comer uma autêntica comida mineira sentado numa mesa na parte externa de um restaurante, enquanto se assiste o animado,” concluiu o fotógrafo José Maria.