Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

13ª Região realiza solenidade alusiva ao aniversário de fundação do 9º BPM

A Décima Terceira Região de Polícia Militar (13ª RPM), realiza nesta terça-feira (20) solenidade comemorativa alusiva ao 89º aniversário de criação do 9º BPM, sediado em Barbacena.

De acordo com a instituição, o evento acontece de forma presencial, às 16h, no Anfiteatro do Colégio Tiradentes da Polícia Militar-Unidade Barbacena, situado à rua Coronel José Máximo-Nº 200, bairro São Sebastião, com público restrito, respeitando todas as medidas e protocolo de prevenção ao contágio e disseminação do novo coronavírus, utilizado com apenas 30% de sua capacidade total, com distanciamento mínimo entre os presentes, uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

A solenidade será presidida pelo Comandante do Nono Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Tenente-Coronel Ademir Siqueira de Faria, com transmissão ao vivo pelo Facebook da 13ª RPM.

 

Sobre o 9º BPM

No dia 10 de julho, o 9° BPM completou 89 anos de fundação. Atualmente integram a área de jurisdição do “Sentinela da Mantiqueira”, como é conhecido a instituição militar, 19 municípios inseridos nas regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, perfazendo um universo total de mais de 270 mil habitantes, compreendendo uma área total de aproximadamente 5.359 Km2.

Fundado em 10 de julho de 1932, através do Decreto nº 10.401, inicialmente o 9º BPM funcionou no prédio onde atualmente se encontra instalado a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, na avenida Bias Fortes, no Centro de Barbacena, quando no dia 29 de setembro de 1960 foi transferido para o bairro Santa Cecília, onde funciona desde então no local onde também se encontram instalados a sede da 13ª Região da Polícia Militar, a Sala da Banda de Música da 13ª RPM, a 60ª Companhia de Polícia Militar, a 301ª Companhia Tático Móvel e outras edificações, dando forma ao Complexo Santa Cecília.

Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

OPERAÇÃO BATIDA POLICIAL PRENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS EM BARBACENA