Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Com a temática central “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção“, a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes completa 20 anos em 2017 e traz uma vasta programação com a exibição de mais de 100 filmes das mais diversas manifestações artísticas de graça.

Entre os dias 20 e 28 de janeiro, a cidade histórica mineira se transformará no centro do audiovisual brasileiro e promete celebrar a diversidade e a presença da mulher na produção nacional.

Além da exibição de longas e curtas em pré-estreia, também está marcada a vigésima edição do Seminário do Cinema Brasileiro, que conta com debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, exposições, oficinas, cortejo da arte e atrações artísticas.

Além disso, estão marcadas as séries Encontro com a Crítica e a Mostrinha de Cinema, voltada para o público infanto-juvenil.

A mostra espera beneficiar um público de mais de 35 mil pessoas. “A Mostra de Cinema de Tiradentes celebra seus 20 anos como principal fonte de inovação e projeção do cinema brasileiro no país. No decorrer de sua trajetória, testemunhou o surgimento de uma nova geração de realizadores e favoreceu a visão de conjunto. Permitiu visualizar novos rumos, cresceu e renovou-se”, conta Raquel Hallak, coordenadora.

A cidade receberá a instalação de três espaços de exibição: Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça. A abertura da programação ocorrerá no Cine-Tenda, no dia 20, às 21h.

Na abertura, a Mostra de Cinema de Tiradentes prestará homenagens às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, duas das mais importantes intérpretes e criadoras do audiovisual brasileiro nos últimos anos, que receberão o Troféu Barroco.

Na sequência, será exibido o documentário Divinas Divas, estreia de Leandra Leal na direção. O tributo se estende ao longo do fim de semana, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem e o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”, que vai reunir as duas no centro de um bate-papo com a plateia, críticos e pesquisadores convidados.

Seguindo o eixo central de “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, a proposta do curador Cleber Eduardo é trazer à mostra o debate acerca do cinema que reage a seu espaço e a seu tempo histórico. A efervescência social e política ao longo de 2016 foi um grande fator motivador para a temática da 20ª edição.

“A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos ou sociais, através do cinema, só terá força se o cinema for colocado como carro-chefe, e não como palanque, megafone, hashtag ou militância”, conta o curador.

Para o encerramento, que ocorrerá no dia 28, será exibição do filme mineiro A Cidade onde Envelheço, de Marília Rocha.

A programação da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 108 filmes – sendo 34 longas, dois médias, e 72 curtas-metragens, oriundos de 13 Estados de norte a sul do país.

A seleção de longas está dividida em nove mostras temáticas (Aurora, Homenagem, Olhos Livres, Cinema em Reação, Horizonte, Praça, Bendita, Sessão-Debate e Mostrinha), enquanto a de curtas está em dez seções (Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha).

Uma marca inédita deste ano é a de longas dirigidos por mulheres. Entre os 29 novos títulos selecionados, 12 são de realizadoras, 41% dos selecionados.

Para reconhecer toda a mulherada que vem ganhando força no cenário audiovisual, será entregue o Troféu Helena Ignez, criado este ano para a profissional que tenha se destacado em qualquer área na realização de algum dos filmes em exibição.

Fotografia: Januário Basílio

 

Maiores informações: http://www.mostratiradentes.com.br/

Fonte: BHaz