Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

9º BPM completa 89 anos com relevantes serviços em prol de Barbacena e região 

O Nono Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (9° BPM-MG) está completando neste sábado, 10 de julho, 89 anos de fundação. O “Sentinela da Mantiqueira”, como é conhecido a instituição militar, está sediado em Barbacena, no Campo das Vertentes, possui relevantes serviços prestados à população, tanto no que se diz à respeito da segurança pública, bem como o na questão social no atendimento e acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, 19 municípios integram a área de jurisdição do 9º Batalhão de Polícia Militar, abrangendo uma área territorial de aproximadamente 5.359 Km2 inserida nas regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, alcançando uma população total de mais de 270 mil habitantes.

Atualmente, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é comandado pelo Tenente Coronel PM Ademir Siqueira de Faria.

História

ANIVERSÁRIO-9º-BATALHÃO-DA-POLICIA-DE-MINAS-GERAIS-BARBACENA-VERTENTES-DAS-GERAIS-JANUARIO-BASILIO-03

O 9º BPM surgiu após expedição do Decreto nº 10.401, de 10 de julho de 1932, assinado pelo então Presidente de Minas Gerais, Olegário Dias Maciel. Um ano após sua criação, a instituição foi transferida para a cidade de Barbacena no dia 03 de abril de 1933, onde inicialmente teve como seu prédio sede as instalações da atual Estadual Adelaide Bias Fortes, situado à avenida Bias Fortes, no Centro do Município, permanecendo no local até o ano de 1960. No dia 29 de setembro do mesmo ano, a unidade foi transferida para o bairro Santa Cecília onde funciona desde então. No local, também estão a sede da 13ª Região da Polícia Militar, a Sala da Banda de Música da 13ª RPM, a 60ª Companhia de Polícia Militar, a 301ª Companhia Tático Móvel e outras edificações dando forma ao Complexo Santa Cecília.

Na fachada do prédio sede do 9º BPM destaca-se o mosaico de “Tiradentes” com o obelisco do Globo ao lado, acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena.

preido-sede-do-comando-do-9bpm-em-barbacena

O portal de notícias Vertentes das Gerais parabeniza o 9 Batalhão de Polícia Militar pela data festiva, e principalmente, por ser de fato o “Sentinela da Mantiqueira”, sempre atendo e protegendo a população de Barbacena e região com profissionalismo e dedicação.

Fotos: Januário Basílio e 9º BPM.

Leia também:

13ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA FORMATURA DO PROERD EM BARBACENA