NOVO TOMÓGRAFO DO COMPLEXO HOSPITALAR DE BARBACENA VAI BENEFICIAR 800 MIL MORADORES DE 51 CIDADES DA REGIÃO

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

NOVO TOMÓGRAFO DO COMPLEXO HOSPITALAR DE BARBACENA VAI BENEFICIAR 800 MIL MORADORES DE 51 CIDADES DA REGIÃO

O Complexo Hospitalar de Barbacena (Hospital Regional Dr. José Américo – HRB-JA – e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – CHPB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou nesta quarta-feira (20/9) o seu novo tomógrafo, coincidindo com o aniversário de 18 anos do HRB-JA. O equipamento, adquirido por R$ 1,225 milhão, beneficiará cerca de 800 mil moradores dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul. A expectativa é que sejam realizados mais de 700 exames de tomografias e angiotomografias por mês.

Na ocasião, a presidente da Fhemig, Renata Leles Dias, discursou sobre os grandes avanços na unidade nos últimos anos e ressaltou a importância do aparelho para o giro de leitos. “É impressionante como um hospital tão jovem como o HRB já faz tanta diferença na região em que está situado. Agora, com o tomógrafo, conseguiremos ganhar dias de leitos e atender muito mais pacientes. Nosso objetivo é ampliar o acesso e melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

 

Tecnologia

O gerente de Apoio Assistencial e Linhas de Cuidado, Guilherme Curcio Cassini, explica que o equipamento conta com recursos modernos, que vão assegurar imagens com mais qualidade e menos radiação para o paciente. “Trata-se de um aparelho de tomografia de 16 canais, que nos permitirá simplificar o processo de trabalho, possibilitando a otimização dos atendimentos e mais agilidade na tomada de decisões clínicas, especialmente em casos emergenciais”.

Para abrigar o novo aparelho, foram realizadas adequações físicas na unidade. Além disso, o setor de imagem passou por revitalização, proporcionando maior segurança e conforto para usuários e servidores.

De acordo com o diretor do Complexo, Claudinei Emídio Campos, nos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 10 milhões no CHB. “Renovamos todo o parque tecnológico do hospital. Adquirimos novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia, videolaringoscópios, microscópios e mesas cirúrgicas, e ainda substituímos as camas mecânicas por elétricas em todas as enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma o diretor, que completa: “nada seria possível sem o compromisso de nossos servidores”.

Com uma média mensal de 3 mil consultas de urgência e 200 internações, o setor de Emergência do Hospital Regional Dr. José Américo passa por um momento de grande transformação. Desde janeiro deste ano, com o início da implantação do projeto “Lean nas Emergências”, até junho, houve queda de 60% do tempo de espera do paciente no pronto atendimento (de 10 para 4 horas), de 18% na média de permanência nos leitos da clínica médica e redução em um dia no prazo médio para internação; enquanto o número de atendimentos de urgência cresceu 62%.

Paralelo a isso, o tempo de internação dos pacientes da saúde mental atendidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico foi reduzido de 40 para 18 dias, um decréscimo de 55%. Os resultados foram obtidos graças ao engajamento de toda a equipe do complexo. O projeto “Lean nas Emergências” é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e executada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

O HRB-JA presta atendimento, em níveis secundário e terciário, aos pacientes do SUS. A unidade é especializada no atendimento de urgência e emergência, clínica médica e cirurgias geral, vascular, ortopédica, de trauma e bucomaxilofacial. Além disso, presta atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos e oferece tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários.

A unidade conta, ainda, com serviço de apoio de diagnóstico e imagem: laboratório de análises clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou que estejam internados no hospital.

A cerimônia oficial de entrega do novo aparelho aconteceu no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), localizado no Museu da Loucura.

Fonte: Agência Minas.

Leia também:

ATLETAS DE BARBACENA CONQUISTAM MEDALHAS DURANTE FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO DE JUDÔ, EM PARÁ DE MINAS

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes