Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Com um grande acervo da arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, no século XVIII, São João del-Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. Inserido na região do Campos das Vertentes, o município está distante da capital, Belo Horizonte, á cerca de 185 km,  e a pouco mais de 60 km de Barbacena.

A história de São João del-Rei teve início em 1704, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Na época, o local recebeu o nome de Arraial Novo Rio das Mortes, seu desenvolvimento se deu com a exploração do ouro que era muito encontrada na cidade. No ano de  1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João del-Rei.

Característica marcante na cidade, as igrejas começaram a ser construídas no estilo barroco mineiro, a partir do século 18. Algumas delas chamam a atenção pelos seus altares dourados, com detalhes da arquitetura da época e ornamentados com ouro.

Outra grande referência na cidade histórica, é viagens turísticas de trem na lendária Maria Fumaça da Estrada de Ferro Oeste de Minas-EFOM, que foi inaugurada no dia 30 de setembro de 1880, e que atualmente  à liga até a vizinha Tiradentes. Outra grande opção de passeio na histórica São João Del Rei, é  complexo ferroviário  onde está localizado o Museu Ferroviário, tombado pelo patrimônio histórico, guarda um grande acervo da história da ferrovia no Brasil.

Diversos eventos aconteceram para festejar os 303 anos de São João Del Rei, e teve início com a apresentação da Banda Municipal Santa Cecília seguido de Missa Solene. Encerrando as comemorações, acontece daqui à pouco, as 20h30, inauguração da iluminação da Praça Guilherme Milward.

Fotografias cedidas pelo Fotógrafo,  Kiko Neto.