Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

“A Sobriedade como reinserção e reencontro” é tema de retiro arquidiocesano de Pastoral em Barbacena

Integrantes da Pastoral da Sobriedade, da Arquidiocese de Mariana, participaram de um retiro espiritual, entre os dias 09 e 10 de julho, realizado na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, em Barbacena. O evento religioso contou com a participação do Assessor Arquidiocesano da Pastoral, padre Ronaldo Henrique Furtado, e teve como tema: “A Sobriedade como reinserção e reencontro”, e lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

No primeiro dia do retiro foi trabalhado o sentido da conversão com a temática “Da Cruz à Conversão”, pautado em Jo 19,16-42. À ocasião, padre Ronaldo enfatizou que por causa dos nossos pecados, da nossa falta de sobriedade, Jesus é crucificado e morre chagado na Cruz; uma morte que nos demonstra o amor e a redenção da humanidade.

Já a segunda reflexão teve como tema “Amar como o Cristo e como a Mãe da Piedade”, pelo fato Nossa Senhora da Piedade ser a padroeira da Pastoral da Sobriedade e dos dependentes químicos. Nessa meditação, padre Ronaldo enfatizou que os dependentes são aqueles que estão no colo de Nossa Senhora da Piedade.

retiro-espiritual-em-barbacena-02

Ainda, no mesmo dia, por meio de uma caminhada penitencial, foram contemplados os doze passos da Pastoral da Sobriedade. A programação do sábado foi encerrada com a celebração da Santa Missa e a Adoração ao Santíssimo.

Já no domingo (10), meditou-se a temática “Esperança e Perseverança”. Nessa reflexão, Padre Ronaldo enfatizou que devemos colocar nossa esperança em Deus, como afirma São Paulo em Rm 5,5; 15,13. O retiro foi encerrado com a Santa Missa às 11h.

Segundo uma agente da Pastoral da Sobriedade, o retiro fez elevar o vigor para que pudessem exercer o objetivo da pastoral de ajudar os dependentes, não só de álcool e drogas, mas todos, até os que têm outras dependências.

Por sua vez, a agente da Pastoral da Sobriedade da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), Irene, disse que os membros da pastoral devem ter a perseverança e ficar firmes para ajudar a curar os que precisam. “Ao cuidar da dor do outro, Deus cuida da gente”, concluiu.

retiro-espiritual-em-barbacena-03

Fonte: Padre Ronaldo Henrique/fotos: Cândida Martins

Leia também:

REUNIÃO DESTACA REPRESENTATIVIDADE DE JOVENS CATÓLICOS EM BARBACENA E REGIÃO