Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Na último sábado(26), dezenas de barbacenenses e antônio-carlenses, estiveram no Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Fundação Hemominas,  na expectativa em contribuir com o Banco de Sangue daquela instituição e por compreender  que a mesma presta serviços atendendo á  várias cidades da região, inclusive Barbacena e Antônio Carlos,

“A doação de ontem teve um motivo ainda mais especial, é que na última sexta feira dia 25 de novembro, foi  comemorado o  Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue, e como muito trabalham neste dia não seria possível contar com a colaboração das pessoas pra se deslocar até Juiz de Fora, então, escolhemos o dia de sábado para que todos que se disponibilizassem a fazer este ato de solidariedade e de amor para com o próximo, para que pudessem estar realizando as doações durante o sábado, fazendo com que  ninguém se preocupasse com o horário de retorno para suas casas,” destacou Vaneuza Mattos, uma das doadoras e organizadora que esteve  à frente da realização da excursão até a unidade do Hemocentro.

Muita das pessoas que estiveram no último sábado em Juiz de Fora pra realizar as doações de sangues, não estavam lá pela primeira vez,  alguns, já exercem esta solidariedade por mais de uma década. como é o caso da funcionaria pública, Vaneuza Mattos, moradora da cidade de Antônio, à cerca de 14 km de Barbacena.

“Tudo começou quando ainda existiam os bancos de coletas de sangue em hospitais de Barbacena, neste período, passei a realizar as minhas doações de sangue na cidade. Passado um tempo depois, estes postos de coletas foram desativados, e quando o meu esposo precisou passar por uma cirurgia e que a mesma, só poderia ser realizada mediante a garantia de uma bolsa de sangue compatível com a dele, devido a complexidade em que ela foi classificada pela equipe medica, e naquela oportunidade não estava disponível em estoque na unidade hospitalar em que meu esposo faria a cirurgia, começava naquele momento uma verdadeira “corrida contra o tempo”.  Realizei vários apelos em minha cidade na busca de doadores para ajudar o meu esposo para que ele realizasse esta cirurgia que era considerada de porte maior e muito importante para a saúde dele. Encontrado os doadores compatíveis começava naquela momento uma outra luta, a de conseguir o transporte para leva-los até o Hemocentro em Juiz de Fora. Como o tempo estava passando muito rápido e a urgência para realizar a cirurgia  ficava cada vez evidente, tive que abrir mão de um dinheiro que eu mesma nem disponibilizava para poder pagar o transporte destas pessoas até Juiz de fora. E graças à Deus, tudo transcorreu bem, e alcancei o objetivo em garantir a cirurgia do meu esposo. Desde então, passei a conclamar os moradores da minha cidade e de Barbacena, para que prestassem este grande e importante gesto de solidariedade: “salvar vidas”.  No começo, eram cerca de oito à dez pessoas, depois o número de doadores voluntários foi crescendo, e atualmente somos cerca de 50 pessoas da minha cidade e da região que reversam voluntariamente, viajando a unidade do Hemocentro em Juiz de Fora para realizar as doações de sangue, e fazemos tudo isso com amor e com o objetivo de salvar vidas de muitas pessoas, e me sinto valorizada e recompensada, e sei o quanto Deus tem abençoado a minha vida e de meus familiares; Ele não deixa faltar nada na minha vida,” comentou emocionada Vaneuza.

Sobre o transporte até a  unidade do Hemocentro em juiz de Fora, Vaneuza ressalta a grande importância do apoio que sempre teve da Prefeitura de Antônio Carlos, desde as gestões anteriores, e que se mantém atualmente com o apoio do atual Prefeito, Raimundo Nonato Marques(Natinho), e que, sem a ajuda da Prefeitura tornaria inviável para muitos, a ida até Juiz de Fora.  Muitos talvez não teriam condições em  bancar sua própria viajem.

 

Registro fotográficos enviados por Vaneuza, capturados no  último sábado, e também, os  registrados em outras oportunidades, quando das realizações das doações.

 

PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:
– Estar saudável
– Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Pesar acima de 50 kg
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

Menores de 18 anos, somente com a autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

Para maiores informações e esclarecimentos, acessem o site da Fundação Hemominas:

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

BQHost Banner Grande 2