Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Atividades do “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais” estreiam em 30/03

Ações educativas do projeto contemplará, além de Congonhas, outras cinco cidades mineiras

O projeto “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais” vai levar para cinco cidades de Minas, além dos tradicionais concertos, uma série de atividades formativas gratuitas. Serão realizados workshops destinados a alunos e professores de instituições de ensino, tendo como temática a importância da arte e da cultura por intermédio da música colonial mineira. Também acontecerão palestras sobre os principais compositores do período e as respectivas relações com as cidades que receberão os concertos e, ainda, sessões comentadas do documentário “Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira”. A primeira cidade a receber as ações será Congonhas, nos dias 30 e 31 de março, e 1 de abril. As inscrições podem ser realizadas no período de 28 a 31 de março, através dos telefones (31) 99127-8503 e (31) 99672-8987 ou pelo e-mail carmemdtre@gmail.com.

Uma iniciativa da Associação Cultural Canto Livre, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituo Cultural Vale e da CSN, o projeto trará de volta, em ações educativas e concertos, algumas das mais belas composições do período dedicadas às celebrações religiosas como a Quaresma e a Semana Santa, Natal.

Além de Congonhas, os concertos e as ações educativas serão realizadas em Ouro Preto, São João del Rei, Diamantina e Belo Horizonte. Em cada cidade, as apresentações terão a participação de solistas e orquestra convidada com um repertório que homenageará compositores cujas obras marcaram as grandes celebrações litúrgicas. Manoel Dias de Oliveira, Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita, Padre João de Deus Castro Lobo, Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo são alguns dos compositores que terão suas obras apresentadas.

 

Programa educativo

Uma das ações do programa educativo são os workshops onde os integrantes do Coral Cidade dos Profetas falarão sobre a Música Colonial Mineira, o canto coral e a importância da musicalização para sensibilização artística. Serão realizados aulões de técnica vocal ministradas pelo maestro José Herculano Amâncio e pela coordenadora do programa educativo, Carmem Célia Gomes. Ao final de cada aulão haverá a formação de um minicoral com os alunos para execução de trechos das peças do coral e apresentação no encerramento do workshop.

A iniciativa também conta com palestra sobre compositores do período colonial. Serão apresentados os principais compositores do período colonial e as respectivas relações com a cidade e as comunidades que receberão os concertos. Haverá também apresentação ao vivo de trechos das peças cantadas pelo Coral Cidade dos Profetas por quarteto de cantores do grupo.

Outra frente do programa educativo são as sessões comentadas do documentário “Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira”. O filme, dirigido por Marcelo Miyagi, apresenta a trajetória do grupo e como a Música Colonial, herança do século 18, floresceu novamente nesta região de Minas, graças ao trabalho executado pelo grupo. As sessões serão apresentadas em formato de mesa-redonda com a participação de integrantes do coral e de pesquisadores em música antiga.

 

Coral Cidade dos Profetas

Especialista na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados – “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria”, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, nestas mais de três décadas, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país.

Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do interior de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.  Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o Coral oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 12 a 80 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. As atividades de formação em Congonhas, da Associação Cultural Canto Livre, são mantidas pela Prefeitura Municipal de Congonhas.

 

*Serviço

Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais

Programação Educativa*

– Cinema Comentado – “Documentário Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira”

 

Dia 30/03 – quarta-feira

Sessões às 8h e 14h

Local: Sede do Projeto Garoto Cidadão – Fundação CSN (Rua Dom Pedro I, 35. Bairro Centro).

– Palestra sobre compositores mineiros e ensaio aberto do Coral Cidade dos Profetas

Dia 31/03 – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Romaria (Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, 153. Bairro Basílica).

– Workshop educativo – Aulão de técnica vocal e mini coral.

 

Dia 01/04 – sexta-feira

Horário: 9h15min

Local: Sede da ASAPEC – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Congonhas (Rua Dom João Muniz, 146. Bairro Centro).

– Workshop educativo e palestra sobre compositores mineiros

Dia 01/04 – sexta-feira

Horário: 13h

Local: Sede do IFMG Campus Congonhas (Avenida Michael Pereira de Souza, 3007. Bairro Campinho).

Inscrições: de 28 a 31/03 pelo telefone (31) 99127-8503 ou pelo e-mail coralcidadedosprofetas@gmail.com

Fonte: Divulgação/foto (crédito): Pedro Vilela.

CONSELHEIRO LAFAIETE É FINALISTA NO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR