Pesquisar
Close this search box.

BARBACENA CELEBRA O DIA DE CORPUS CHRISTI: VEJA FOTOS E VÍDEO DA SOLENIDADE

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

BARBACENA CELEBRA O DIA DE CORPUS CHRISTI: VEJA FOTOS E VÍDEO DA SOLENIDADE

Diversas paróquias de Barbacena realizaram solenidades para celebrar o dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira (08/06), com celebrações eucarísticas e procissões pelas ruas da cidade ornamentadas com tapetes e desenhos religiosos inspirados em elementos e símbolos bíblicos.

Na Paróquia São Sebastião, localizada no bairro de mesmo nome, a tradição religiosa aconteceu no período da manhã e teve início com celebração eucarística presidida pelo pároco cônego Luiz Carlos Carneiro, logo após, uma grande multidão deram início a solene procissão de “Corpus Christi”, que na língua portuguesa significa “Corpo de Cristo”, e que para os católicos representa a celebração real da presença de Cristo na Eucaristia.

Ao longo do trajeto, moradores ornamentaram suas casas com temáticas e figuras bíblicas alusivas ao dia de Corpus Christi, e em algumas delas foram preparados altares para adoração ao Santíssimo Sacramento, onde o pároco parou para rezar e abençoar a comunidade. A chegada na igreja matriz, no encerramento da solenidade, um grande coro de vozes, com a participação do coral da paróquia e da Banda Lira Barbacenense, entoou cânticos e louvores em devoção e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Segundo a tradição católica, a solenidade de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao dia de Pentecostes. Trata-se de uma festa de preceito, ou seja, os fiéis devem participar da celebração da missa nesse dia e realizar procissão pelas vias públicas seguindo uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944), que determina ao Bispo diocesano que a providencie, quando possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Ainda segundo a tradição, a solenidade de Corpus Christi é um convite à meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia para os católicos, sendo um ela um dos sete sacramentos da igreja, instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26).

Imagens: Januário Basílio.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Contabilidade São Mateus
Collegiati – Construtora
Net Rosas Banner Grande
Rivelli + – Banner Grande