Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena e cidades da região mantêm 15 casos suspeitos de reinfecção de Covid

Além disso, outros 10 exames deram inconclusivos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou nesta quarta-feira (19) um novo boletim epidemiológico sobre os casos suspeitos de reinfecção em Minas Gerais. Nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, não foram registradas mudanças em relação ao último informativo. Com isso, seguem 15 notificações em averiguação. Outros 10 exames deram inconclusivos nos municípios das duas regiões. Veja mais abaixo o que se sabe sobre reinfecção pelo coronavírus.

De acordo com os dados, o município de Leopoldina tem três casos em apuração. Já Chácara, Cataguases, Ubá, Muriaé, dois; Goianá, Barbacena, Paula Cândido e Juiz de Fora, um em cada.

Confira abaixo a tabela completa com informações na Zona da Mata e Vertentes:

Municípios Em investigação Inconclusivo
Barbacena 1 2
Cipotânea 1
Chácara 2
Goianá 1 1
Juiz de Fora 1
Rio Preto 1
Santana do Deserto 1
Além Paraíba 1
Cataguases 2
Leopoldina 3
Paula Cândido 1
Viçosa 1
Muriaé 2
Ubá 2 2
Total 15 10

No mundo, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em agosto em 2020, por pesquisadores de Hong Kong, na China. Já no Brasil, ocorreu em 9 de dezembro do mesmo ano no Rio Grande do Norte.

Estado

De acordo com a SES-MG, já foram 336 casos notificados de reinfecção desde o início da pandemia em Minas Gerais, sendo que dois foram descartados, um confirmado em Sabará e 181 considerados inconclusivos “devido à falta de dados que permitissem a investigação”. Os outros 152 são os que seguem em apuração.

 

Como os casos são investigados em MG?

As investigações de reinfecção são realizadas por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.

Pelo protocolo, a SES-MG considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

13º DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS COMEÇA A SER DEPOSITADO DIA 25/05