Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Barbacena perde uma de suas filhas mais ilustre: Dona Totoca falece aos 103 anos

Uma das barbacenenses mais ilustre e querida do município faleceu no início da tarde desta segunda-feira (21). Maria Leite de Castro Coutinho, Dona Totoca, como carinhosamente era popularmente muito conhecida, faleceu de causas naturais aos 103 anos, completados no dia 11 de abril deste ano.

dona-totoca-foto-02

Com um legado de vida cercado de atividades variadas, a barbacenense foi considerada uma das mulheres mais ativas na sociedade local, e quando professora de artes contribuiu de forma muito significativa na formação educacional de vários moradores de Barbacena.

LANÇAMENTO-DO-LIVRO-DE-DONA-TOTOCA-FOTO-21

Em 2018, no ano de seu centenário, diversos eventos e homenagens foram realizados para festejar seus 100 anos, de vida, um deles, o lançamento do livro “Totoca, A centenária menina”. O livro, organizado pelo jornalista, Sérgio Cardoso Ayres, relata parte da história de vida de Totoca que ela mesmo havia escrito em anotações diversas guardados em seu arquivo pessoal.

LANÇAMENTO-DO-LIVRO-DE-DONA-TOTOCA-FOTO-13

Ao longo de sua trajetória de vida, Totoca recebeu homenagens de várias instituições e empresas barbacenenses, tamanha foi seu carisma e por sua brilhante atuação na cidade.

ANIVERSÁRIO-DA-IRMANDADE-DE-NOSSA-SENHORA-DA-BOA-MORTE-EM-BARBACENA-01

A barbacenense dedicou grande parte de sua vida atuando fervorosamente na Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, instituição religiosa fundada em 1754, responsável pela construção do suntuoso templo religioso de mesmo nome em Barbacena.

BLOCO-RECORDAR-É-VVER-NO-CARNAVAL-DE-BARBACENA-FOTO-JANUARIO-BASÍLIO-VERTENTES-DAS-GERAIS-30pg

Nos festejos carnavalescos, Totoca radiava ainda mais alegria e vitalidade, e era tratada sempre com muito carinho e respeito pelos foliões da cidade, tanto, que no ano de seu centenário foi homenageada pelo bloco Recordar é Viver, e um “parabéns pra você” foi entoado ao som dos “tamborins”.

dona-totoca-foto-03

O corpo de Dona Totoca será velado nesta terça-feira (22), de 9h30 às 11h30, no Memorial do Grupo Zelo, situado à praça Professor Soares Ferreira, anexo a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. O sepultamento será realizado no Cemitério da Boa Morte.

LANÇAMENTO-DO-LIVRO-DE-DONA-TOTOCA-FOTO-01

Dona Totoca deixa 4 filhos, 4 netos e 7 bisnetos.

O Vertentes das Gerais se solidariza junto à familiares de Dona Totoca pelo pesar de seu falecimento.

dona-totoca-com-deliane-coutinho

Fotos: Januário Basílio e Divulgação.

Leia também:

ACIDENTE ENTRE MOTOS E VEÍCULO DE PASSEIO DEIXA DOIS MORTOS E CINCO FERIDOS NA BR-265