Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora

Barbacena registra menor temperatura da região nesta quarta-feira, com 5.1 °C

Municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram as menores temperaturas do ano após a chegada da nova frente fria sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (18). Conforme o órgão, a situação não ocorria desde julho de 2021.

De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo, a tendência é que o frio continue nos próximos dias com temperaturas abaixo dos 10 °C em toda a Zona da Mata e Vertentes.

Não há chance de chuva e a umidade do ar fica entre 20% e 80%, abaixo do ideal mínimo para a menor porcentagem, que é 60%. Com esse índice, é importante dizer que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há um estado de alerta.

O órgão ainda publicou um aviso sobre o perigo no declínio da temperatura na terça (17) e que segue em vigor até quinta-feira (19), com chances de ser renovado.

Já o barbacenense Sandro Morelli, especialista em assuntos climáticos, informou que a mínima de 5.1 graus foi registrada às 6:00, pela estação meteorológica do Inmet situada no interior do Campus Barbacena do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

Ainda segundo Sandro, a previsão é que um novo recorde anual seja registrado amanhã (19). O frio intenso é resultado da chegada de uma massa polar, empurrada pelo ciclone Yakecan que atua no centro-sul do país.

Além de Barbacena e Juiz de Fora, outros municípios da região também registraram baixas temperaturas nesta quarta-feira (18), como por exemplo: em São João del Rei (6.6 °C) e Viçosa (9.8 °C).

A menor temperatura histórica contabilizada no Campo das Vertentes, segundo o Inmet, foi 0.5ºC em Barbacena em junho de 1994. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no mesmo ano, o município chegou a marcar 3.3ºC.

Fonte: G1 Zona da Mata e Sandro Morelli.

Foto (arquivo): Januário Basílio

Leia também:

SESAP IMPLEMENTA SISTEMA DE ATENDIMENTO INFORMATIZADO POR SENHA, EM BARBACENA

Collegiati – Construtora